Deuteronômio 1:6 – “Quando estávamos no monte Sinai, o Senhor, nosso Deus, nos disse: ‘Vocês já ficaram muito tempo neste monte.”

Nesta primeira lição, refletiremos sobre desacelerar e descansar no Senhor.  Antes de ler o texto abaixo, respire fundo e calmamente para ficar o mais confortável possível. Este deve ser um momento para ficar silente diante de Deus, permitindo que Ele o encha com a Sua maravilhosa presença e amor sem fim.

  No deserto quente e empoeirado, Moisés lembrou ao povo de como Deus os havia conduzido para fora do Egito e para o Monte Horebe, onde acamparam por mais de um ano antes de continuar sua jornada.

  Durante esse tempo, Deus se revelou ao Seu povo. Ele os ensinou, os guiou e fez uma aliança com eles. Eles aprenderam o que significava ser o povo de Deus para que pudessem estar prontos para viver na Terra Prometida.

  Provavelmente parecia muito tempo para acampar no meio de um deserto vazio. Talvez eles se sentassem ao redor do fogo à noite reclamando que não estavam chegando a lugar algum, e parecia que Deus estava impedindo que eles alcançassem coisas boas e positivas. Mas aqueles dias foram cruciais. O povo precisava conhecer a Deus, e a única maneira de fazer isso era desacelerar e investir tempo com Ele. Somente depois disso, Deus disse aquelas palavras maravilhosas: “ Vocês já ficaram muito tempo neste monte. É hora de levantar acampamento e seguir viagem.”

Você deseja mais de Deus, mas sente que o botão de pausa foi pressionado? Comprometa-se nesta época de sua vida com o Senhor e espere que o tempo dele seja para seguir em frente.

 

Oração final

Pai, abençoa-me enquanto descanso em ti. Restaura a minha alma em Tua presença, pois o Deus de toda a graça é o meu lugar seguro e a minha alegria.  Caminha ao meu lado todos os dias, desde o meu despertar até o meu deitar. Ajuda-me a construir uma rotina de desacelerar e permanecer em Tua presença ao longo dos meus dias. Confesso que a rotina às vezes diminui minha paixão por ti e permito que os cuidados do mundo sufoquem minha alegria. Senhor, volto meu coração para ti novamente. Aqui, em Tua presença, o meu coração renova-se. Obrigado por seres o Senhor da minha vida todos os dias. Amém.

 

Reflexão

 

1) Esperar em Deus pode ser difícil. Você já vivenciou uma época em que parecia que Deus não estava se movendo em sua vida? Quanto tempo você precisou esperar? Como foi essa experiência?

 

2) Como Deus encontra você em seu momento de devocional? Como Ele guia e fala com você quando você lê a Bíblia?

 

3) Quão importante é ter um tempo tranquilo na presença de Deus dia a dia e como é esse momento em sua vida?