Conexão Universitária – Cuidado com as palavras

“Muito barulho”, o que geralmente faz muito barulho é lata vazia. Esse tipo de barulho, de uma lata vazia, apenas aumenta e se acentua, no entanto nada acrescenta. É dessa forma que descrevo todos aqueles que não estão dispostos a se sentar para ouvir e aprender, mas estão sempre prontos a discutir de maneira vã. O Senhor foi misericordioso conosco, nos dotando com palavras, e por vezes as usamos de forma errônea e violenta contra os outros. Assim, ao invés de edificarmos outros a partir do nosso aprendizado constante em Cristo, acabamos tendo prazer em destruir. Diante dessa constatação, conversaremos sobre o bom uso de nossas palavras e discursos para levar Jesus — que é a própria Palavra encarnada — ao coração daqueles que anseiam por mais do Verbo vivo.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

PROVÉRBIOS 18:2

O tolo não se interessa pelo entendimento; só quer saber de expressar suas opiniões.

JOÃO 1:1-4

No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra

era Deus. Ele existia no princípio com Deus. Por meio dele Deus criou todas as coisas, e sem ele nada foi criado. Aquele que é a Palavra possuía a vida, e sua vida trouxe luz a todos.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Antes de falar, aprenda com a Bíblia!

Algo muito importante que a Bíblia nos chama atenção é sobre buscar a sabedoria e o discernimento no Senhor. Um dos livros bíblicos que mais nos alerta quanto a isso é Provérbios, apresentando inúmeros conselhos buscando instruir seus leitores a decisões sábias. Contudo, é necessário parar, ouvir e aprender da Bíblia, para então colocar seus ensinamentos em prática. Esse mesmo livro poético faz constantemente referências aos que são tolos e insensatos, visto que estes não buscam entendimento, mas agem de forma

irrefletida. Se hoje, você perceber que suas atitudes e discursos o classificam como um tolo, saia desse lugar, e se você não compreende como poderia fazer isso, aconselho você a iniciar esse aprendizado na Palavra de Deus. Não é à toa que a Bíblia é a Palavra de Deus, pois, além de ser o manual para fé e prática, também é um guia para orientá-lo em como expressar suas opiniões de maneira sábia. Caso você não saiba por onde começar, deixo aqui estas dicas: invista um tempo em Provérbios, reflita sobre os ensinamentos ali

trazidos e se aproxime de pessoas que possam orientar você sobre como ler a Bíblia e buscar por mais do Senhor em Sua Palavra.

Fale a Palavra de Deus

Se você já compreende o valor de suas palavras e que o foco deve ser o aprendizado no que a Bíblia diz, busque agora de maneira intencional viver a Palavra de Deus. Uso a palavra “intencional”, visto que naturalmente vivemos no pecado e precisamos fazer um esforço contrário para de maneira intencional viver o que a Bíblia nos ensina. Ao viver a Palavra de Deus, você a compartilhará de diferentes formas: no olhar, no toque, no amar, no ouvir e, também, no falar. Pronuncie as palavras de vida eterna, pois Cristo é a própria Palavra que gera verdadeira vida; não despreze o poder que existe nela. Lembre-se de que Jesus é o Verbo vivo, Ele é a própria Palavra de Deus encarnada. Assim, a partir do momento em que você entrega sua vida a Ele, sua vida também passará a ser lida e ouvida por outros a sua volta. Expresse Jesus em sua vida, a Palavra viva!

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. De que forma as palavras, com as quais você se expressa, definem sua vida para aqueles que o rodeiam?
  2. Você busca orientação na Bíblia? Quais são os trechos que mais tem afetado sua caminhada cristã? Por quê?
  3. De que maneiras sua vida tem expressado Jesus, a Palavra viva?

ORAÇÃO

Senhor, peço perdão pelo uso inadequado de minhas palavras, por não prestar atenção a cada expressão que ofende o Teu nome. Purifica meus lábios impuros, e que eu possa sempre proclamar a Palavra de vida eterna que é Jesus. Em nome do Teu filho. Amém!

Jéssica Pavanelo

Letras Português/Inglês — UTFPR em Cristo

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais