Contrariando o impossível

Imagine a seguinte situação: uma criança que nasceu dentro de uma carroça tendo o cordão umbilical cortado com uma faca pelo próprio pai; mora numa casa pequena com mais 11 irmãos; aos 9 anos ela se torna órfã de mãe, e alguns meses depois o pai vai embora de casa deixando o filho mais velho responsável por todos os seus irmãos. Aos 16 anos ela descobre que tem apenas 5% da visão e, tempos depois, fica completamente cega.

Você pode até pensar: que história triste! Parece impossível ter um final feliz, não é mesmo? Mas algumas pessoas contrariam o impossível e fazem de suas vidas um verdadeiro exemplo de superação e força de vontade.

Essa é a história de Terezinha Guilhermina. Você já ouviu falar dela?

Terezinha Guilhermina é atleta paralímpica, considerada pelo Guinness Book — o livro dos recordes — como a mulher cega mais rápida do mundo.

Em 2000, ela se inscreveu em um programa de atletismo em sua cidade, mas não tinha um par de tênis. Pediu um emprestado a uma de suas irmãs, e foi fazer o que gostava: correr. Mas para ela não bastava ser uma atleta cega, queria ser a mais rápida do mundo! Com seu evidente talento nas pistas, Terezinha logo foi convidada para treinar em um clube de Belo Horizonte.

Sempre atrás de seu objetivo e confiando em Deus, perguntou ao seu treinador se ele a preparia para ser uma recordista mundial. Porém, ela teve que lidar com o desprezo de quem não conseguia ver além das improbabilidades. Seu treinador lhe disse: “As meninas que competem com você são muito boas. É a mesma coisa que comparar um fusca a um avião. E você é o fusca.”

Estas palavras não foram suficientes para impedi-la de prosseguir, e o fusca voou, mais alto do que qualquer avião conseguiria. Terezinha Guilhermina é a velocista paralímpica mais rápida de todos os tempos: multimedalhista paralímpica, detentora de recordes mundiais e a favorita nas provas de 50, 100 e 400 metros este ano nas Paralimpíadas Rio 2016.

Suas limitações físicas poderiam tê-la impedido, mas isso não aconteceu. Por quê? Ela tinha o elemento principal para vencer: vontade. A maioria de nós jamais conhecerá os desafios de ser um maratonista cego, porém todos temos nossas dificuldades, sejam elas reais ou imaginárias.

As limitações, muitas vezes, nos fazem perder a vontade de conquistar algo, e quando perdemos a vontade, perdemos o nosso coração. Essa é uma razão pela qual a Bíblia nos incentiva a manter nosso olhar fixo em Jesus, de modo a não nos cansarmos e desistirmos (Hebreus 12:2,3).

A vontade é o segredo do sucesso! Conhecer Jesus é o segredo de se ter a vontade que persiste.