Conexão Universitária – Consagração

Consagração é o ato de dedicar algo ou alguém a Deus. É buscar viver segundo a Palavra do Senhor avançando na santidade, separando-se para Deus em extrema paixão e devoção a Ele. Hoje abordaremos esse assunto.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

HEBREUS 12:14

Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.

NÚMEROS 6:21

Essa é a lei ritual dos nazireus que fazem o voto de apresentar essas ofertas para o Senhor. Se tiverem recursos materiais,

apresentarão outras ofertas além dessas. Devem cumprir o voto que fizeram quando se consagraram como nazireus.

FALANDO NO ASSUNTO

Ser cristão é viver de uma forma diferente, é viver uma vida radicalmente entregue a Jesus. Não se amoldar aos padrões deste mundo, mas viver genuinamente segundo a Palavra de Deus, buscando cada dia ser mais parecido com Jesus. E uma forma de conhecermos mais ao Senhor é nos consagrando a Ele.

O voto de nazireu

A Bíblia, no Antigo Testamento, nos revela um tipo de consagração que era feita a Deus: o voto de nazireu.

Nazireu é uma palavra de origem hebraica que significa viver uma vida separada para Deus, consagrada para refletir a glória de Deus. O capítulo 6 de Número fala sobre como era feito o voto de nazireu, pelo qual as pessoas se consagravam ao Senhor por um intervalo de tempo específico. Durante o voto eles não podiam:

1. Tomar vinho e nem comer algo proveniente da videira (vv.3-4). Para os judeus isso era comum e prazeroso, mas durante o voto de nazireu a pessoa se abstinha de tal prazer, por amor a Deus.

2. Cortar o cabelo (v.5). O motivo do nazireu não cortar o cabelo era expor ao público o seu voto, pois o cabelo longo representava a consagração dele a Deus. Não se tratava de uma escolha pessoal quanto à aparência, mas do zelo quando a seu compromisso.

3. Aproximar-se de cadáveres (v.6). De acordo com a lei judaica, quem tocasse em um cadáver ficava impuro por sete dias; como os nazireus eram chamados a uma pureza absoluta, não podiam nem mesmo se aproximar de um. Caso isso acontecesse acidentalmente, deveriam agir conforme prescrito em Números 6:9-12. Na Bíblia temos o exemplo de Samuel, Sansão e João Batista pessoas que foram consagrados a Deus pelos seus pais, e viveram o nazireado desde pequenos.

O que é se consagrar a Deus

Viver uma vida consagrada a Deus vai muito além de simplesmente fazer um voto com o objetivo de receber algo em troca. Viver uma vida consagrada a Deus é ser marcado pelo amor do Senhor, ser tomado de amor por Jesus. Somente quando somos marcados por Ele, entendemos que as paixões e os prazeres deste mundo, as distrações que nos cercam, não são absolutamente nada se comparadas ao prazer de estarmos na presença do nosso Amado. Tudo perde o valor diante do imenso amor de Jesus por nós. Busque viver uma vida consagrada ao Senhor, santifique-se, arrependa-se dos seus pecados. Com o olhar fixo no Criador, Aquele que é digno, vivamos

radicalmente para Ele.

QUESTÕES PARA DEBATE

1. Para viver de maneira radical e em constante consagração a Deus, o que você pode entregar a Ele hoje?

2. Você entende a importância de se consagrar ao Senhor? Por quê?

3. De que maneira você pode fazer isso?

ORAÇÃO

Senhor, queremos corresponder ao Teu amor; marca-nos e faz-nos ser fascinados por ti. Ajuda-nos a nos consagrar a ti e a viver de forma dedicada ao Senhor, entendendo que em ti está toda a nossa fonte de prazer. Que sejamos pessoas que entendem o que é pertencer a ti e que zelam pelo Teu nome. Em nome de Jesus. Amém!

Keryn Geovanna

Engenharia Industrial Madeireira — Jesus na UFPR