Confiança em Deus

O ser humano, naturalmente falando, tem uma dificuldade muito grande para confiar em Deus. Uma das causas disso é o fato de sempre querermos ser “independentes”. Agimos como se não tivéssemos necessidade da ajuda ou do apoio de ninguém.

A verdade é que fomos criados para viver em comunhão com Deus e com as pessoas à nossa volta. A confiança é fundamental para que essa comunhão seja saudável, segundo a vontade de Deus.

Falando sobre o assunto

Confiar em Jesus quando as coisas vão bem é fácil, mas confiar nele quando nada está bem é mais complicado. O Senhor nos convida a confiar nele em todos os momentos. Precisamos confiar quando estamos cansados, desanimados, quando nossa família nos abandona, no término de um relacionamento ou quando não atingimos a nota que desejamos na faculdade. Em todos esses momentos difíceis só nos resta confiar e permanecer em Cristo (JOÃO 6:68). Mesmo que o seu mundo pareça estar desmoronando, confie que Deus está cuidando de você.

Quando Jesus chamou aqueles que seriam Seus discípulos, simplesmente disse: “Segue-me!”, e não forneceu maiores informações sobre a caminhada. Os homens que receberam tal chamado, confiaram nele e seguiram-no. Pedro confiou em Jesus quando jogou as redes ao mar, depois de ter passado uma noite inteira pescando sem ter pegado nada (LUCAS 5:1-11; 6:12-16). Mateus, ao ouvir o chamado do Mestre, largou tudo e seguiu-o (MATEUS 9:9). Sadraque, Mesaque e Abede-Nego confiaram em Deus quando decidiram não adorar a estátua de Nabucodonosor, mesmo sabendo que isso poderia lhes custar a vida (DANIEL 3). Contra todas as possibilidades de vitória, Neemias confiou no Senhor quando decidiu ser o intercessor do povo de Deus, reconstruindo os muros de Jerusalém (NEEMIAS 1–3). Ester confiou no propósito que Deus tinha para ela quando arriscou a sua vida em favor do povo de Deus (ESTER 4:16).

Todos esses exemplos de confiança mostram que Deus está no controle de tudo. Quando decidimos confiar nele, o caminho para o propósito que estamos cumprindo aqui na Terra fica leve. Escolha ter um relacionamento de confiança com Jesus, Ele está ao seu lado todos os dias e ama conversar com você. Confie ao Senhor o seu coração, entregue as suas alegrias, tristezas e frustrações a Ele.

Quando tudo estiver bem, confie. E quando não estiver, continue confiando.

Onde encontrar na Bíblia?

PROVÉRBIOS 16:3 – Confie ao SENHOR tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

JEREMIAS 29:11 – “Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o SENHOR. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam”.

SALMO 125:1 – Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião; não serão abalados, mas permanecerão para sempre.

Questões para debate

1. Em quais áreas da sua vida você não tem confiado em Deus?
2. O seu relacionamento com Deus é baseado em confiança? Justifique.
3. Como incentivar os irmãos na fé a confiarem no Senhor por meio da sua vida?

Oração

Pai, tu me conheces melhor do que ninguém. Sabes das minhas fraquezas, frustrações e alegrias. Por isso, ensina-me a confiar em ti de todo coração. Mostra-me em quais áreas da minha vida eu não tenho confiado no Senhor e ajuda-me a entregar tudo isso aos Teus pés. Obrigada por me amares e por teres me dado a Tua maravilhosa graça, para que hoje eu pudesse experimentar a Tua boa, agradável e perfeita vontade. Em nome de Jesus. Amém!

Kathleen Ribas
Jornalismo UFPR — Floresta Church