Conexão Universitária – O poder da ressurreição

O poder da ressurreição

A ressurreição é um dos temas que balizam a fé cristã. A missão de Cristo na Terra não se resumiu apenas à Sua vida sem pecados ou somente à Sua morte na

cruz, porém Sua obra se completou em Sua ressurreição. Está completa a vitória de Cristo sobre a morte e anuncia esperança, vida e poder a todo aquele que nele crê. Na certeza que Jesus ressuscitou, sabemos que um dia também ressuscitaremos em glória os que morrermos nele e teremos a eternidade para o conhecer.




ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

1 PEDRO 1:3-5

Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua grande misericórdia,

ele nos fez nascer de novo, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Agora temos uma viva esperança e uma herança imperecível, pura e imaculada, que não muda nem se deteriora, guardada para vocês no céu. Por meio da fé que vocês têm, Deus os protege com seu poder até que recebam essa salvação, pronta a ser revelada nos últimos tempos.

 

1 CORÍNTIOS 15:20

Mas Cristo de fato ressuscitou dos mortos. Ele é o primeiro fruto da colheita de todos que adormeceram.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Se Cristo não tivesse ressuscitado, parafraseando o apóstolo Paulo, quando escreve à igreja de Corinto, nossa fé seria sem sentido algum, visto que a missão de Cristo não estaria completa. Para que fosse completa, Ele precisaria viver como viveu, morrer como morreu e por fim ressuscitar, caso contrário estaríamos ainda sob a escravidão do pecado. Porém, graças a Deus, Jesus ressuscitou! E hoje usufruímos dos inúmeros benefícios que o poder dessa ressurreição nos trouxe, dentre os quais podemos destacar alguns:

 

Salvação

O poder da ressurreição de Cristo nos garante a possibilidade de um novo nascimento (1 PEDRO 1:4), um renascimento a partir de uma nova natureza; não mais a natureza caída de Adão, mas uma natureza regenerada, que retoma a semelhança de seu Criador. Mediante a obra de Cristo fomos feitos filhos de Deus e ganhamos o presente da salvação por herança; esta é uma herança que não perece nem se deteriora (v.5). Ao ressuscitar Jesus, Deus aprovou o trabalho que Ele realizara a nosso favor. A penalidade pelo pecado, a morte, já foi paga, a ira de Deus contra o pecado já foi aplacada na cruz, por isso, podemos confiar em tal salvação.

 

Liberdade

O poder da ressurreição de Cristo não nos dá apenas uma perspectiva e uma esperança de uma salvação futura, mas de uma liberdade no presente. A ressurreição do Senhor nos garante uma nova vida, não mais sob a escravidão do pecado (ROMANOS 6:6), mas em vitória sobre o pecado (v.11); uma vida que aponta para Jesus e desfruta da felicidade de cumprir o Seu propósito.

 

Ressurreição

O poder da ressurreição de Cristo nos garante que um dia também experimentaremos a nossa própria ressurreição (1 CORÍNTIOS 15:20). Podemos ter a certeza que um dia seremos transformados e receberemos um novo corpo incorruptível, não mais sujeito às fraquezas ou a morte, e teremos a eternidade para conhecer a Deus e desfrutar das delícias de Sua presença.




QUESTÕES PARA DEBATE

 

1- Por que a ressurreição de Cristo é tão importante para os cristãos? Você crê na ressurreição de Jesus? Se não, por quê?

2- Como esse evento impacta hoje a sua vida? E a vida daqueles que estão ao seu redor?

3- O que aconteceria se Jesus não tivesse ressuscitado?



ORAÇÃO

 

Senhor, agradeço-te por Tua obra a meu favor. Agradeço-te, porque hoje eu posso chamar-te de Pai. Agradeço-te pela salvação que me concedeste em Cristo. Que eu possa me lembrar sempre de tudo que o Senhor já fez por mim e possa viver de maneira digna quanto ao Teu reino. Que eu possa me lembrar todos os dias de que sou salvo em Teu Filho, Jesus, que em ti eu sou livre e que assim como ressuscitaste a Cristo, um dia eu ressuscitarei, viverei e desfrutarei eternamente de Tua presença. Assim eu oro, em nome de Jesus. Amém!

 

Matheus Augusto

Engenharia Elétrica — Time REDE