Como manter o foco com um diário de oração?

A oração e a leitura da Palavra de Deus andam ali, juntinhas, como dois dos componentes mais importantes da caminhada cristã. Por serem fundamentais para a nossa vida espiritual, diariamente o inimigo tenta nos desestimular, fazer que deixemos esses momentos para depois ou então tirar o nosso foco da comunhão com Deus.

Por isso, separamos, carinhosamente, dicas de atitudes que você pode tomar para não perder o foco no seu momento devocional, utilizando um diário de oração.

  • Defina um momento e lugar adequado

A Bíblia nos aconselha a ir para o nosso quarto, fechar a porta e orar ao Pai em secreto (Mateus 6:6). Esse versículo não apenas diz respeito a fugir da exibição em busca de admiração humana, mas também para valorizar o momento a sós com Deus em um lugar que traz paz e quietude.

  • Leia a passagem bíblica e o texto do dia

 No Diário de oração — Novo coração, todos os dias do ano possuem uma passagem bíblica tema e um texto devocional. Você pode começar lendo o versículo-chave, seguido do texto, para contextualizar a mensagem que o autor deseja passar. Se necessário, leia mais de uma vez dando a atenção a cada detalhe para que possa compreender o conteúdo por completo.

  • Reserve tempo para orar

 Depois de ler a passagem bíblica e o texto do dia, reserve um tempo para meditar no tema central e levar seus pensamentos em oração a Deus. Converse com o Senhor sobre as descobertas em Sua Palavra e suas novas atitudes a partir desse reconhecimento. Mas atenção! Apenas tome cuidado para sua oração não se tornar um monólogo, onde só você fala sem dar oportunidade a Deus para moldar em seu coração o que precisa ser mudado. Aproveite esse momento para adorá-lo por Sua santidade, Seu amor e por tudo o que Ele tem feito em sua vida.

  • Faça suas anotações

 Diariamente, registre as verdades bíblicas que você pôde observar na leitura, a aplicação pessoal que você entendeu e que pode ser realizada em sua vida e, também, seus pedidos e respostas de oração. Com certeza você será recompensado por sua fidelidade e disciplina!

Mas por que devo ter um diário de oração?

Você possivelmente pode ter sido aquela criança que manteve, pelo menos por algum tempo, um diário. Imagine que legal seria se você pudesse lê-lo hoje! Quantas lembranças divertidas e emocionantes você teria dessa fase da vida! A mesma coisa acontece com um diário de oração. Ao mantê-lo sempre atualizado, você terá o privilégio de lembrar de cada detalhe de sua caminhada com Deus ao longo das semanas, meses e até anos. Você poderá reler experiências com Deus e promessas e palavras que Ele colocou em seu coração. Também poderá testificar a fidelidade do Senhor ao ver pedidos atendidos e orações respondidas!

Deus nos dá muitas estratégias para buscá-lo de acordo com nossa personalidade e nossas dificuldades. Manter um diário de oração é uma dessas estratégias que com certeza será uma bênção em sua vida.

Gostou dessa ideia? Então adquira o seu!