Cinco formas simples de servir aos outros

O que vem à mente quando você ouve as palavras “servir uns aos outros”? É acompanhado pelas palavras “árduo”, “cansativo” e “não pode ser incomodado”?

Sim, pode ser difícil arranjar tempo em nossas agendas lotadas para servir nossa igreja, vizinhos, colegas ou amigos. No entanto, o chamado para servir uns aos outros é essencial para nossas vidas cristãs. O próprio Jesus serviu e nos chamou para fazer o mesmo (Lucas 22:25-27).

Servir aos outros não precisa ser uma grande questão. Pode ser simples! Aqui estão 5 maneiras simples de servir aos outros para você começar:

Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês. Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios. (Filipenses 2:3-4)

As igrejas são, muitas vezes, carentes de voluntários. O problema é que nossas semanas são ocupadas como estão, e a maioria de nós provavelmente está relutante em adicionar algumas horas extras (ou se for uma igreja maior, nosso dia inteiro) para servir.

Mas o voluntariado vem com uma série de benefícios. Dependendo de qual área você está servindo na igreja, você pode liderar um grupo de jovens para Cristo, ou simplesmente dar a um pai estressado uma pausa de duas horas muito necessária enquanto você cuida de seu filho. Então, vamos praticar colocar os interesses de nossos irmãos e irmãs antes dos nossos e começar a servir na igreja!

Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu. (Mateus 5:16)

Ela é uma mãe solteira lutando para pagar as contas do supermercado. Ele é um vizinho debilitado, que precisa de ajuda com seu jardim cheio de mato. É muito fácil afastar essas pessoas, mas as necessidades e lutas de nossa comunidade estão em toda parte, se olharmos com atenção.

Por que não intervir para pagar a totalidade ou parte de suas compras? Enquanto você está nisso, reúna alguns amigos talentosos que são capazes de dar novos ares ao jardim do seu vizinho. Esses simples atos não apenas iluminam o dia de alguém, mas também trazem glória a Deus.

Orem no Espírito em todos os momentos e ocasiões. Permaneçam atentos e sejam persistentes em suas orações por todo o povo santo. (Efésios 6:18)

Oferecer-se para orar por alguém às vezes pode parecer uma maneira de esquivar-se — um comentário descartável para fazer alguém se sentir melhor. Mas nada pode estar mais longe da verdade! Quando alguém enfrenta algo difícil por longos meses, há um grande alívio e conforto em saber que tem um amigo para orar junto.

Vamos tentar reservar um tempo para orar intencionalmente com alguém, em uma poderosa união para convidar Deus a vir e agir em sua situação.

É melhor serem dois que um […] Se um cair, o outro o ajuda a levantar-se (Eclesiastes 4:9-10).

“Fazer amizade” com alguém nas mídias sociais é tão simples quanto clicar em um botão.

Pressionar “curtir” ou “amar” também pode dar a impressão de que fazemos parte da vida de nossos amigos – mesmo que não falemos com alguns deles há 10 anos.

Embora a mídia social ofereça muitas oportunidades de conexão digital, ela nos deixará desejosos pela satisfação de uma companhia real.

E se intencionalmente procurássemos esses “amigos” e passássemos um café ou almoçássemos com eles? Nossa amizade e atenção intencionais na vida real podem significar o mundo para outra pessoa. Quem podemos procurar hoje?

Portanto, animem e edifiquem uns aos outros, como têm feito. (1 Tessalonicenses 5:11).

Muitos de nós podemos ter uma citação inspiradora ou uma mensagem motivacional fixada em nossa estação de trabalho ou compartilhada recentemente nas redes sociais. Quer seja para manter nossos objetivos de condicionamento físico, passar por um dia de trabalho cansativo ou até mesmo por um ano difícil, essas mensagens edificantes nos mantêm em movimento.

Então, por que não considerar como podemos ser incentivadores para outra pessoa? O simples ato de ouvir um colega de trabalho ou falar palavras de vida e esperança para alguém que está tendo uma semana difícil pode ajudar muito a apoiar e edificá-lo. Vamos olhar ao nosso redor para ver as muitas oportunidades que temos de encorajar as pessoas com quem interagimos diariamente!

Ao servirmos nossa igreja, vizinhos, colegas ou amigos, refletimos o amor de Cristo (João 15:12). E não precisa ser um grande evento. Muitas vezes, são os pequenos atos que têm um grande impacto.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais