Conexão Universitária – Brigas

Quem nunca sonhou que poderia salvar o mundo — ou ao menos fazer algo que trouxesse paz para dentro de casa? Quando pequenos não percebemos a dimensão dos problemas e o porquê de eles acontecerem. Tive muitos momentos de conflitos em minha adolescência, alguns deles por tentar resolver os conflitos internos dentro de minha casa; eu presenciei meus pais discutindo e brigando por assuntos que eu nem mesmo entendia e sempre me questionava se eu poderia resolvê-los. Quando amadureci e me converti, eu pude entender um pouco desses conflitos e compreender que muitos deles servem para o nosso crescimento e amadurecimento. Na Bíblia temos um ótimo exemplo para compreendermos como brigas e discussões podem nos trazer crescimento: a vida de José. Refletiremos também sobre como Deus é o mesmo em todo o tempo; mesmo quando Ele não nos livrar de uma situação difícil, continuará sendo o Senhor da nossa vida.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

PROVÉRBIOS 26:20

Sem lenha, o fogo apaga; sem intrigas, as brigas cessam.

JOÃO 16:33

Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Os dois versículos em destaque trazem uma abordagem muito importante para o nosso tema. O primeiro nos mostra como lidar em momentos de discussões e brigas, enquanto o nos revela que Deus é o único que pode mudar o nosso entendimento e nos trazer paz após uma briga.

Como reagir às brigas

A história de José nos ensina que mesmo em um ambiente onde há exemplos negativos, como os irmãos dele, é possível sobreviver ainda que sem apoio. A Bíblia nos mostra com a vida de José que, a despeito do ambiente de muito ciúme e ódio no qual ele vivia, Deus estava presente para ajudá-lo (GÊNESIS 37:4-11).

José não queria ir para uma terra estrangeira, mas seus irmãos que o venderam como escravo e assim ele foi parar no Egito (GÊNESIS 37:28). O ódio de seus irmãos por ele, além de estabelecer tal situação, ainda os levou a mentir para o pai deles, Jacó. Eles contaram para o pai que José tinha sido morto por um animal, o que trouxe grande tristeza e luto para Jacó (vv.31-35). 

No Egito, primeiramente, José serviu como escravo, conquistando a confiança de seu senhor Potifar com o tempo, mas, por conta de uma mentira, foi depois considerado traidor e lançado na prisão (GÊNESIS 39). Mesmo no cárcere “o Senhor estava com [José] e lhe dava sucesso em tudo que ele fazia” (v.23). Deus direcionou todas as coisas para que, na ocasião oportuna, José se tornasse governador do Egito (GÊNESIS 41:39-44) e viesse a perdoar seus irmãos quando estes foram até o Egito em busca de comida (GÊNESIS 42 E 45). A mensagem que Deus nos traz por meio da vida de José é: não importa o tamanho da sua dificuldade, pois se você é temente a Deus, Ele o guiará à Sua boa perfeita e agradável vontade.

Deus é o único caminho

A vida pode nos levar a situações como as de José, onde exemplos negativos podem nos afetar, contudo vale lembrar de que “o Senhor estava [sempre] com José” (GÊNESIS 39:2), e com isso as intrigas e as brigas podem perder o sentido para nós. Assim como José, precisamos confiar totalmente em nosso Deus, pois Ele é o único caminho, é o Senhor quem molda o nosso caráter e nos faz melhores a cada dia. Muitas vezes o desconfortável é necessário para crescermos e amadurecermos em Deus.

José foi um desses homens que passou por adversidades que poderiam o deixar para baixo e fazê-lo desistir de sua vida e de sua fé, mas Deus estava com José e ele confiava no Senhor.

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. Você tem exemplos negativos ao seu redor? De que forma você tem lidado com eles?
  2. Você pensa em Deus quando vê alguém brigando ou quando está brigando com alguém? Que diferença isso traz aos resultados?
  3. Quais hábitos Deus mudou em você depois que se converteu a Ele?

ORAÇÃO

Deus, cria em mim um coração mais sensível ao Espírito Santo. Mostra-me, Senhor, o verdadeiro caminho, e que eu possa ser como José: enfrentar com Deus, primeiro, meus próprios conflitos a fim de conseguir lidar com os demais que se instauram ao meu redor, seja na família ou em outros ambientes. Que a dificuldade não seja maior que o meu Deus, e que por meio da minha vida, pessoas possam conhecer o verdadeiro caminho. Em nome de Jesus. Amém!

Daniel Martinez

Agronomia — Move UTP

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais