Boas-novas entre os ciganos

Boas-novas entre os ciganos

Você, provavelmente já ouviu falar de ciganos. Mas já imaginou como é o mundo deste povo que não tem endereço fixo e nem documentos, conta bancária ou até registro de sua história? Suas vidas passam despercebidas como se não existissem, e os ciganos lidam diariamente com o preconceito, medo e injustiça.

Para amenizar esse problema e aproximar-se destas pessoas com o objetivo de comunicar a mensagem do evangelho de forma prática, incluindo os excluídos e acolhendo os discriminados, o pastor Igor Shimura tem trabalhado com diversos grupos, principalmente com a etnia calon — os primeiros a chegar ao Brasil, no século 16.

Associações ciganas e representantes governamentais indicam a existência de 800 mil a um milhão de ciganos no país. E apenas cerca de 1% destes creem em Jesus, o que os tornam um desafio missionário e os coloca entre os povos não alcançados.

Algumas iniciativas estão sendo feitas para ajudar nesta evangelização: apoio social às comunidades ciganas carentes, a tradução da Bíblia para o calon, um projeto ainda em andamento; Jesus, o filme, foi recentemente dublado para o idioma e apresentado em várias sessões ao ar livre nas aldeias e povoados ciganos.


Ministérios Pão Diário enviou ao pastor Shimura 240 exemplares do devocional Pão Diário para distribuição entre os grupos ciganos no norte do Paraná. Esse material foi destinado aos missionários e voluntários envolvidos no projeto. E mesmo não sendo em calon, sabemos que foi uma contribuição para a propagação da Palavra de Deus.