Há tempo para todas as coisas! “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” Eclesiastes 3:1

Tempo de trabalhar

Para os cristãos, cada situação crítica é um chamado para agir. E porque somos fortalecidos pelo amor de Deus (2 Coríntios 5:14) e fortalecidos pelo poder do Seu Espírito (Atos 1:8), somos equipados de forma singular para causar um tremendo impacto sobre as pessoas que sofrem. 

Quando há uma crise, os cristãos devem imediatamente colocar as “mãos à obra”. Quando os cristãos do primeiro século sabiam das necessidades da comunidade ao seu redor, eles imediatamente agiam para supri-las (Atos 4:34-37). Quando a jovem igreja de Antioquia ouviu sobre a fome em Jerusalém, imediatamente buscaram maneiras de ajudar (Atos 11:28-30). Mantendo esta prática, os cristãos, através da história, continuam na vanguarda das operações humanitárias. As dificuldades são oportunidades para demonstrar o amor cristão, podemos realmente ser o que o outro necessita e existem diferentes formas de ajudar.

Tempo de orar

O trabalho mais poderoso que um cristão pode fazer é orar. De acordo com Paulo, a oração intercessória eficaz é um trabalho árduo (Colossenses 4:12-13). Nesse momento, certamente, é o que mais podemos fazer e temos agora tempo para fazê-lo.

Tempo de cuidar-se

Às vezes, podemos chorar pela dor causada pelo que aconteceu, mas em nosso interior temos a alegria do Senhor em nossas vidas. E é por isso, que em meio à dor, estamos desfrutando da comunhão com Cristo que nos ama, e a quem profundamente amamos. Em situações emergenciais, “Fique atento a seu modo de viver” (1 Timóteo 4:16). Este conselho de Paulo é muito válido, pois, temos a tendência de nos descuidar quando estamos cansados, podendo ser pegos desprevenidos. Por isso precisamos estar especialmente alertas sobre nossa condição pessoal. Siga as orientações necessárias dos órgãos de saúde, para cuidar de si mesmo e dos outros.

Tempo de consolo e tempo para o Deus das consolações

Com tanta gente traumatizada, triste e necessitando de alguém que as ouça, aqueles que receberam o consolo de Deus são capazes de fazer muito mais, como agentes de cura. Algumas reações extremas como medo intenso, depressão, retraimento e silêncio, raiva, insônia, choque, pesadelos e choro são respostas humanas normais à qualquer evento crítico.

Expor-se à contratempo tão grande quanto esse que desregulou o dia a dia das pessoas pode afetar profundamente nossas mentes e emoções. Isto requer sensibilidade para com as necessidades dos que cuidam e ajudam necessitados. Eles devem ter a oportunidade de compartilhar suas dores e serem expostos ao conforto da comunidade cristã e ao consolo de Deus. Eu creio que uma das maiores verdades para os cristãos que estão ministrando às pessoas sofridas, é que quando Deus se tornou um ser humano, Ele sofreu muitas dores, e compreende todos os que sofrem.

Mas a maior necessidade das pessoas é ter um relacionamento com o “Deus de toda consolação” (2 Coríntios 1:3). Mesmo muito ocupados em nosso empenho em ajudar, não podemos perder de vista a necessidade que as pessoas têm de aceitar a salvação de Deus. Devemos sempre lembrar, no entanto, que Deus nunca manipula as pessoas para aceitarem Sua mensagem. Ele revela às pessoas como Ele as pode salvar (Isaías 1:18). Portanto, nós devemos, ter o cuidado para que as pessoas não aceitem a Cristo só porque receberam ajuda dos cristãos. Eles devem aceitá-lo porque creem em seus corações e mentes que através de Jesus, Deus providenciou uma resposta às nossas necessidades mais profundas da alma, que vão além da atual circunstância que enfrentamos.

Para que nesse tempo você possa refletir sobre a nossa situação e se posicionar com olhos de esperança preparamos um material para ajudá-lo a enfrentar esse momento com seu coração no lugar certo, clique e baixe o Livreto “Deus deseja o meu bem-estar?” e acesse o conteúdo completo.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais