Um simples movimento na tela do celular já é o suficiente para nos levar à mesma pergunta desesperadora: onde está a paz? Frustração, discordância, crítica, divisão, caos — tanto barulho. E, infelizmente, as coisas não se acalmam quando desligamos ou silenciamos os aparelhos.
Se você está procurando calma e descanso neste mundo movimentado, aqui estão sete maneiras simples de convidar a paz de Deus para sua vida (Colossenses 3:15) — não importa o quão caótica ela possa parecer.

 

1. Faça bom uso das manhãs

Reflita sobre o amor infalível de Deus na quietude. Lembre-se do quão digno Ele é de nossa confiança. (Salmo 143:8)

Existe algo único pela manhã – É aquele momento especial do dia em que o mundo ainda não nos puxou para seu ritmo ocupado e acelerado. É um tempo no qual podemos refletir sobre o amor infalível de Deus, falar com Ele (ou apenas ouvir). Mas o mais importante: lembre-se de que podemos confiar toda a nossa vida em Suas mãos – os tempos parados, os ocupados e tudo no meio, pois Ele é digno de confiança (Salmo 143:8).

 

2. Comece com algo verdadeiro

Traga à sua memória as verdades que você já conhece, para se manter conectado.Tal atitude ajudará nossa tão ocupada mente e coração a absorvê-las novamente. (Efésios 6:14)

Mesmo que tenhamos ouvido um versículo mais de cem vezes, ter um momento de silêncio para meditar na verdade bíblica, ainda que com nossa mente e coração ocupados, pode nos ajudar a absorvê-la novamente. Deus é por nós (Romanos 8:31). Ele nos amou primeiro (1 João 4:19). Ele nos protege (Salmo 91:4). Ele tem um propósito para as nossas vidas (Efésios 2:10). À medida que mantemos cada uma de suas verdades perto do nosso coração, temos um vislumbre melhor daquele que nos dá a paz.

 

3. Encontre uma nova conta para seguir

Encha as redes sociais com coisas boas e belas. Tal atitude preparará o nosso coração e o dos nossos seguidores para louvar a Deus.
Filipenses 4:8

O que ajuda a acalmar nosso coração sobre o que é verdadeiro e adorável (Filipenses 4:8)? Música? Natureza inspiradora? Fotos hipnotizantes ou vídeos de pintura em alta velocidade? Arranjos florais animados? Talvez a palavra falada ou o encorajamento escrito? As possibilidades são infinitas. E, com um simples clique em um botão, podemos ser intencionais em encher nossa rede social com conteúdo que prepara corações para louvar a Deus por tudo o que é bom e belo.

 

4. Ouça uma música completa sem distrações

Invista alguns minutos para realmente ouvir uma música completamente. Isso ajudará a desenvolver uma postura de louvor e consciência da paz de Deus. (Colossenses 3:16)

É fácil cantar com todos na igreja, ou quem sabe deixar tocar uma canção de adoração ao fundo durante o dia. Mas que tal se levarmos três minutos e meio para parar e ouvir uma música sem distração? Quando realmente ouvimos as verdades bíblicas que estão sendo cantadas sobre nós, a mensagem de Cristo habita em nós ricamente, estimulando-nos a uma postura de louvor e de consciência sobre a paz de Deus (Colossenses 3:16).

 

5. Pense cuidadosamente sobre seus sentimentos

Conduza seus sentimentos a um anseio central. Assim você terá a oportunidade de perceber como Jesus nos completa. (2 Corinthians 12:9)

Nossa tendência diária é correr para dar conta de nossos compromissos. Se não tivermos o devido tempo para refletir sobre o que estamos sentindo, essa atitude nos privará das oportunidades de vivermos as verdades bíblicas para nosso próprio coração. Ao cultivar a paz de Deus, conduzimos nossos sentimentos de volta a um anseio central – o desejo de ser conhecido, de sentir-se digno, amado, compreendido, aceito, aprovado. Lembre-se da suficiência perfeita de Jesus para realizar esse desejo (2 Coríntios 12:9).

 

6. Reconheça o que lhe causa estresse

Coloque a causa do estresse nas grandes mãos de Deus. Deixe as preocupações em perspectiva. (Mateus 11:28-30)

Quando paramos para identificar e falar (ou escrever) o que gera estresse em nossa vida, impedimos que isso cresça de maneira incontrolável. À medida que entregamos nossa ansiedade nas mãos de Deus, encontramos a paz. A Sua grandeza faz com que nossas preocupações tornem-se pequenas. Ele é capaz de nos aliviar e de carregá-las (Mateus 11:28-30).

 

7. Identifique o que é constante em sua vida

Tome nota do que te ancora, do que traz alguma estabilidade, mesmo quando parece que o chão está instável. (Tiago 1:17)

Especialmente quando parece que o chão pode ceder abaixo de nós, podemos encontrar estabilidade à medida que fazemos um balanço das coisas em nossa vida que não estão mudando: as amizades que nos ancoram, a família que nos ama pelo que somos. E, acima de tudo, um Pai imutável que é verdadeiro e estável (Tiago 1:17).

No meio de tudo isso, a Bíblia nos assegura que essa tão esperada paz nos traz vida, e vida plena! À medida que encontramos pequenas maneiras de buscar a presença de Deus em nossos dias, Sua paz nos acompanhará e influenciará nosso coração e mente para sermos moldados por Cristo, em vez do barulho em nosso entorno. E lá, ao viajarmos com Deus, podemos experimentar a paz que supera todo entendimento humano (Filipenses 4:7).

 

Originalmente publicado no YMI (https://ymi.today/2020/11/7-simple-ways-to-find-peace-of-mind/) que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido, adaptado e republicado com permissão.