Por que ler com seu filho?

Você sabia que a leitura abre diversas portas para o desenvolvimento da criança? A literatura infantil é um modo de oferecer aos pequenos a oportunidade de exercitar sua imaginação e sua capacidade de concentração. O hábito de ler possui um papel tão importante que, quando investimos na literatura infantil — parece algo simples, não é mesmo? — estamos investindo no futuro de nossas crianças.

As novas tecnologias trouxeram um oceano de possibilidades de acesso à informação, entretenimento e até mesmo à literatura. Essa nova realidade, ainda que excelente se bem aproveitada, quando usada de maneira errada pode afetar nocivamente não apenas adultos, mas também crianças. Assim, o que poderia ser também um momento de aprendizagem, muitas vezes, não vai além de entretenimento por meio de jogos e de vídeos — estes, por sua vez, assumem o papel de “babá” dos nossos filhos, enquanto estamos ocupados demais com nossas tarefas. Mais do que falar, nós, adultos, precisamos dar o exemplo.

Quantas vezes você já sentou com seu filho ou alguma criança para lhe contar uma história? Quantas vezes seu filho o viu lendo algo? Ler bons conteúdos na presença das crianças as influencia positivamente. Outros hábitos como estabelecer um horário específico para leitura em família e presentear as crianças com livros, conduzindo-as a uma grande aventura através das palavras, podem ser fortes aliados no desenvolvimento dos pequenos.

A leitura, além de ajudar a criança a desenvolver a criatividade e o senso crítico, é muito valiosa também para o desenvolvimento pessoal. Pesquisas revelam que o indivíduo que mantém uma boa rotina de leitura é capaz de encontrar soluções para diferentes problemas e situações com mais facilidade. Quem lê adquire mais vocabulário e, consequentemente, escreve melhor — e não é diferente com as crianças.

Quando Maria e José voltaram a Jerusalém à procura de Jesus, pois Ele tinha ficado para trás, encontraram-no ouvindo os mestres da lei no Templo. Estes liam e discutiam a respeito das Escrituras. E Jesus, mesmo sendo uma criança, fazia perguntas muito inteligentes (Lucas 2:41-52). Ele tinha 12 anos quando isso aconteceu. Muitos poderiam duvidar de seu conhecimento por conta de sua pouca idade, mas com certeza as instruções e ensinamentos que recebeu ao longo da sua vida (até então) o prepararam para esse momento.

Esse episódio da vida de Jesus atesta que, no processo de desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que são estimulados também a partir da leitura: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual.

Mas atenção: é muito importante selecionar os livros mais adequados à faixa etária de cada criança. Devemos lembrar de que cada uma se desenvolve de maneiras e, às vezes, em ritmos diferentes.

Lembre-se: Mais importante do que educar nossas crianças para viverem bem em sociedade e serem bem-sucedidas na vida é guiá-las nos caminhos do Senhor. Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele. —Provérbios 22:6