Quem nunca ouviu a frase “Sua obrigação é só estudar” na vida escolar? Tratam como se ela fosse uma trajetória sossegada, mas a rotina e a responsabilidade que essa obrigação traz não são moleza.

Puxa, e as horas debruçado sobre uma prova, as equações cheias de letras e números para aprender para o teste do dia seguinte, as inúmeras fórmulas de física e regras de português, e toda a história mundial e nacional, os nomes dos relevos, vegetação, células e cadeia alimentar para decorar? E isso não é nem a metade.

É preciso dar conta de inúmeras matérias, se empenhar para não decepcionar os pais e professores e cuidar para ser um colega agradável e bom aluno. Construir uma vida escolar de sucesso é semear com lágrimas para colher com alegria. Requer muito esforço e três pilares que são fundamentais para erguer essa construção: disciplina, foco e excelência.

A disciplina é o pilar que se refere à organização. A falta dele é como um catastrófico pedregulho nessa construção. Como é terrível um caderno desorganizado quando é preciso estudar para uma prova! Jerônimo Mendes diz que “A mente disciplinada é a que mais produz resultados positivos […] Ser disciplinado significa ter hábitos que permitem progressos constantes”. Organizar o material, o tempo e a mente para estudar é essencial para um aprendizado proveitoso. Uma agenda ou um quadro para anotar seu cronograma é uma ótima ajuda.

Isso leva a outro pilar dessa obra: foco. Ter foco é ter uma meta, definir os passos a serem dados e ser organizado e perseverante para alcançar seu objetivo. Coisas secundárias não podem tomar o lugar das prioridades. Sim, algumas vezes é preciso abrir mão de assistir àquele filme à tarde, ou da saída com amigos para se dedicar ao que é importante naquele momento: os estudos. Por isso, nada de distrações, pois elas tiram totalmente o foco! É o momento para desativar as notificações do celular, computador, tablete e iPad, focar no objetivo e prosseguir para o alvo.

A excelência é o terceiro pilar dessa construção. Excelência é fazer o melhor. Mas não se engane; o melhor consiste no melhor que você pode fazer, em fazer conforme as suas próprias forças tudo o que lhe é proposto. Dedique-se e, em qualquer tempo, “faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção do seu esforço”. Estude o melhor que você pode, pois, usando os melhores materiais, você erguerá as melhores construções.

Você já tem as ferramentas. Agora, mãos à obra!

 


 

Para isso, você vai precisar de um material indispensável: o caderno. Conheça a linha de cadernos Pão Diário & Credeal e escolha o seu:

 

Caderno Pão Diário Credeal – Teen Rosa.

 

Caderno Pão Diário Credeal – Teen Amarelo.

 

Caderno Pão Diário Credeal – Teen Verde.

 

Caderno Pão Diário Credeal – Teen Azul.

 

Caderno Pão Diário Credeal – Floral Lilás.

 

Caderno Pão Diário Credeal – Floral Branco.

 

Caderno Pão Diário Credeal – Floral Preto.

 

Caderno Pão Diário Credeal – Floral Amarelo.