Movimento de evangelismo Rio 2016

Movimento de evangelismo Rio 2016

Jogada Perfeita foi um projeto desenvolvido por Ministérios Pão Diário para alcançar pessoas de todas as faixas etárias que estejam inseridas de alguma forma num ambiente de contexto esportivo. Foram feitas parcerias com igrejas e ministérios que distribuem nossos recursos impressos através de trabalho de evangelismo em escolas, eventos esportivos ou em comunidades carentes, assim também como material de apoio para projetos de esporte dentro da própria igreja.

Em 2014 foi realizado um lindo trabalho de evangelismo em todas as cidades que sediaram as disputas da Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Os nossos livretos foram traduzidos em mais de 12 idiomas e distribuídos 3,2 milhões de exemplares no mundo, só no Brasil foram 1,2 milhões em cinco idiomas. E,  em 2016 foi vez de compartilhar o amor de Deus em parceria com o Movimento Braços Abertos, Coalizão Brasileira de Esportes, Atletas de Cristo e Atletas em Ação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além dos parceiros ministeriais, recebemos de alguns de nossos leitores, uma quantia de doação para ajudar nos custos de impressão e envio destes materiais — que mesmo após o Rio 2016 continuaram sendo enviado para abençoar a vida de mais pessoas através de meditações relevantes que expõe e ensinam a Palavra de Deus através do esporte.

O movimento no Rio de Janeiro

Nosso coração é grato por cada ministério parceiro de Ministérios Pão Diário. Além dos voluntários brasileiros, a equipe que trabalhou na “linha de frente”, no Rio de Janeiro, pode contar com a ajuda de cristão de mais outros 37 países. No culto de abertura do evangelismo Rio 2016, estivemos presente apresentando os livretos, folhetos e recursos web aos 800 voluntários treinados e capacitados para a distribuição e evangelismo, que lá estavam.

Conferências com o autor dos livros Jogada Perfeita

Passamos por quatro estados brasileiros acompanhando o Pastor, escritor e conferencista Jaime F. Garrido. Tivemos a oportunidade de falar a respeito dos livros e do projeto Jogada Perfeita em programas de rádio e televisão e, também, a líderes e membros de diversas denominações no país (algumas delas são: Primeira Igreja Batista de Curitiba, Igreja Batista da Lagoinha, Batista Getsemani, Presbiteriana do Rio de Janeiro e 8º igreja Presbiteriana) nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

Kids Games e Teen Games

Aproveitando a atmosfera olímpica atuamos através de jogos com crianças e adolescente nas comunidades e escolas cariocas. Durante essa programação conseguimos atingir o objetivo proposto de realizar as atividades por mais de um dia em cada comunidade, facilitando o vínculo para abordagem da palavra de Deus com as crianças e uma ponte entre comunidade e igreja.

Este projeto foi realizado sob a liderança dos times da Coalizão Brasileira de Esportes e a participação de voluntários, além das centenas de igrejas que se envolveram.

Festivais

Em parceria com uma organização Britânica distribuímos recursos ao longo de quatro meses (antes e durante os jogos) em 13 festivais com a colaboração de voluntários de mais de 100 igrejas distintas em 13 comunidades diferentes do Rio de Janeiro.

Duas mil pessoas foram alcançadas com a palavra de Jesus durante esses festivais.

Centenas de artistas cristãos de variadas agências e organizações, como REGAR, JOCUM e Hoola for Hapiness, serviram adoraram a Deus com seus dons e talentos artísticos, levando milhares de pessoas a reconhecê-lo como Criador e Senhor nas ruas da cidade, escolas, comunidades, pontos turísticos e arredores dos locais de competição.

Uma caminhada em prol da paz foi conduzida por artistas cristãos e contou com o apoio e participação de voluntários, que andavam carregando as bandeiras das 206 nações presentes nos Jogos. Durante essa jornada a paz foi proclamada pelos participantes por meio de dança, arte circense, acrobacias e cantando.

Foram feitas cinco Performances Shalom em cinco pontos diferentes da capital carioca (Engenhão, Parque Olímpico da Barra, Copacabana, Centro e Maracanã).

Ação Social

Em virtude da carência ao que se refere a questão de saúde para as comunidades cariocas, entendemos que outra maneira pela qual podiamos expressar e testemunhar o amor de Deus era através das ações sociais do Projeto Vida, Conexão Voluntário em Campo e da Juventude Adventista. Conseguimos realizar 19 ações sociais em locais diferentes e tivemos o privilégio de servir e falar de Jesus a milhares de pessoas.

Tivemos a excelente oportunidade de ir ao Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) servir ao projeto de capelania socioeducativa realizado que eles realizam e que atende a quase 70 meninas. Essa visita foi feita em parceria com a missionária da CBC (Convenção Batistas Cariocas), a equipe da Conexão Voluntário em Campo e a atleta de Cristo Ciça Maia.

Hospedagem de familiares e atletas

Em parceria com a Conexão Voluntário em Campo e a Global Events, hospedamos familiares e amigos de atletas norte-americanos em lares cristãos. Foi uma grande porta para expressar o amor de Deus através do serviço de hospitalidade e presenteando com os materiais evangelísticos.

Não ficou apenas no Rio

A maior concentração de atividades evangelísticas foi sim no Rio de Janeiro, mas nada impediu que cidades de outros estados do Brasil aproveitassem o clima do esporte para levar a palavra de Deus também em escolas de outras cidades. Entre muitas das histórias, uma que nos impactou foi a da missionária Irani Pierin, de Campinha Grande do Sul (PR):

Irani foi até a Escola Municipal Antônio José de Carvalho para falar sobre Jesus com as crianças. Ao final da aula todas as crianças levantaram e foram devolver o livreto Jogada Perfeita Sports Edition, então ela lhes disse que não precisavam devolver, pois era um presente para eles. A missionária contou a nosso setor de Serviços Ministeriais como ficou emocionada e grata ao perceber a alegria das crianças por receber aquele livreto e saber que poderiam levar para casa e mostrar aos pais. Os alunos agarravam-se às pernas dela agradecendo pelo livrinho.

A nossa oração e perseverança nesse projeto é para que a Palavra de Deus viva e eficaz possa encontrar terra fértil nesses corações que juntamente com nossos parceiros lançamos essas preciosas sementes.

Não há privilégio maior do que poder fazer parte do plano de Deus e contribuir para que a sabedoria transformadora da Bíblia seja compreensível e acessível a todos. 

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais