Jesus fez e disse muitas coisas que chocaram pessoas, todo lugar em que Ele entrava, chocava quem ali estivesse. Algumas das coisas que Ele fez que chocaram as pessoas foram: andar com prostitutas; expulsar comerciantes do Templo; curar pessoas de suas doenças; chamar líderes religiosos de hipócritas; transformar água em vinho; perdoar pecados; curar os cegos; ressuscitar mortos; e Ele próprio ressuscitar da morte.

Algumas das coisas que Ele disse que chocaram as pessoas incluem: ame seus inimigos, ore e oferte em segredo, que Deus ama também os ladrões e trapaceiros, que Ele era o único Filho de Deus, que aquele que acredita nele viverá para sempre, que Ele seria traído e crucificado e, enquanto estava na cruz, orou a Deus pedindo que perdoasse as pessoas que o estavam crucificando.

Jesus chocava pessoas, vilarejos e cidades, chocava multidões e indivíduos, chocava pescadores e ricos, judeus e gentios, os amigos mais próximos e a família, e os líderes religiosos e soldados romanos. Jesus “escandalizou” as pessoas. Mas Ele não o fez simplesmente por fazer, porque era divertido, ou apenas para chamar a atenção.

Muito pelo contrário, Jesus chocava as pessoas porque o que Ele fez e disse veio acompanhado com incrível autoridade e poder. Ele virou tudo de cabeça para baixo. Suas palavras eram repletas de sabedoria e conhecimento transformadores. Ele não seguia os influenciadores de Seu tempo ou os líderes religiosos; em vez disso, Ele influenciava os pensamentos das pessoas e lhes ensinava sobre Deus.

Jesus também não temia ninguém. Sua autoridade parecia vir do próprio Deus — e Ele poderia sustentar isso com as coisas chocantes que fazia. Cristo definitivamente não era um homem comum.

Jesus ainda é chocante hoje, mesmo tendo se passado mais de 2.000 anos para nos acostumarmos com Ele. Algumas coisas que Ele disse são menos chocantes agora do que foram em Sua época, pois se tornaram muito familiares para nós. Outras coisas são menos chocantes agora porque nossa cultura já absorveu essas ideias e as tomamos como certas. Porém, ainda hoje há muito sobre Jesus que causa espanto.

Uma coisa que Ele disse que ainda é chocante — ou pelo menos difícil de aceitar — é que Ele é o único caminho para Deus. Jesus deixou claro que rejeitá-lo é rejeitar Deus, e aceitá-lo é aceitar Deus. Algo que Ele fez que ainda é chocante hoje — ou pelo menos difícil de aceitar ou acreditar — é que Ele ressuscitou dos mortos.

-Con Campbell

Continue a ler e acesse o PD gratuito do livreto Por que Jesus é importante?