Josué 23

1 Muito tempo se passou depois de o SENHOR ter concedido a Israel descanso de todos os seus inimigos. Josué, agora bastante idoso,

2 convocou todo o Israel, com seus líderes, chefes, juízes e oficiais, e disse: “Já estou bem idoso.

3 Vocês viram tudo que o SENHOR, seu Deus, fez por vocês. O SENHOR, seu Deus, lutou em seu favor contra seus inimigos.

4 Eu reparti entre vocês como herança toda a terra das nações que ainda não foram conquistadas, bem como a terra das nações que já derrotamos desde o rio Jordão até o mar Mediterrâneo, a oeste.

5 Essa terra será de vocês, pois o SENHOR, seu Deus, expulsará de diante de vocês os povos que habitam ali. Vocês tomarão posse da terra deles, conforme o SENHOR, seu Deus, lhes prometeu.

6 “Por isso, esforcem-se ao máximo para cumprir cuidadosamente tudo que Moisés escreveu no Livro da Lei. Não se desviem dele, nem para um lado nem para o outro.

7 Não se misturem com os povos que ainda restam na terra. Nem sequer mencionem o nome dos deuses deles e muito menos jurem por eles. Não sirvam nem adorem esses deuses,

8 mas apeguem-se firmemente ao SENHOR, seu Deus, como fizeram até hoje.

9 “Pois o SENHOR expulsou de diante de vocês grandes e poderosas nações e, até hoje, ninguém conseguiu lhes resistir.

10 Cada um de vocês fará fugir mil homens do inimigo, porque o SENHOR, seu Deus, luta por vocês, conforme prometeu.

11 Portanto, dediquem-se com empenho a amar o SENHOR, seu Deus.

12 “Mas, se vocês se desviarem dele e se apegarem aos costumes dos sobreviventes das nações que ainda restam no meio de vocês, e se casarem com eles, e eles com vocês,

13 saibam, com certeza, que o SENHOR, seu Deus, não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas serão isca e armadilha para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos. E vocês desaparecerão para sempre desta boa terra que o SENHOR, seu Deus, lhes deu.

14 “Em breve morrerei e irei pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, de todo o coração, que todas as boas promessas do SENHOR, seu Deus, se cumpriram. Nenhuma delas falhou!

15 Mas, assim como o SENHOR, seu Deus, lhes deu as coisas boas que ele prometeu, também fará vir calamidades sobre vocês se lhe desobedecerem. O SENHOR, seu Deus, os eliminará completamente desta boa terra que lhes deu.

16 Se vocês quebrarem a aliança do SENHOR, seu Deus, servindo ou adorando outros deuses, a ira do SENHOR arderá contra vocês, e desaparecerão rapidamente da boa terra que ele lhes deu”.