Jeremias 28

1 Naquele mesmo ano, o quarto ano do reinado de Zedequias, rei de Judá, no mês de agosto, Hananias, filho de Azur, um profeta de Gibeom, se dirigiu a mim publicamente no templo, diante de todos os sacerdotes e do povo, e disse:

2 “Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Removerei do seu pescoço o jugo do rei da Babilônia.

3 Dentro de dois anos, trarei de volta todos os objetos preciosos do templo que o rei Nabucodonosor levou para a Babilônia.

4 Também trarei de volta Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e todos os outros exilados de Judá levados para a Babilônia. Certamente quebrarei o jugo que o rei da Babilônia colocou sobre seu pescoço. Eu, o SENHOR, falei!’”.

5 Jeremias respondeu a Hananias diante de todos os sacerdotes e do povo que estava no templo do SENHOR:

6 “Amém! Que sua profecia se cumpra! Espero que o SENHOR faça tudo que você anunciou. Espero que ele traga de volta da Babilônia os objetos preciosos do templo e todos os exilados.

7 Agora, porém, ouça as palavras que lhe digo na presença de todo o povo.

8 Os antigos profetas, que vieram antes de você e de mim, falaram contra muitas nações e grandes reinos, e sempre advertiram a respeito de guerra, calamidade e doença.

9 Portanto, um profeta que anuncia paz precisa esperar que suas previsões se cumpram antes de ser considerado, de fato, enviado pelo SENHOR”.

10 Então o profeta Hananias tirou do pescoço de Jeremias o jugo e o quebrou em pedaços.

11 E disse novamente a todo o povo: “Assim diz o SENHOR: ‘Assim como este jugo foi quebrado, dentro de dois anos quebrarei o jugo de opressão de todas as nações que agora estão sujeitas a Nabucodonosor, rei da Babilônia’”. Depois disso, Jeremias saiu dali.

12 Logo após o confronto com Hananias, o SENHOR deu esta mensagem a Jeremias:

13 “Vá e diga a Hananias: ‘Assim diz o SENHOR: Você quebrou o jugo de madeira, mas em seu lugar colocou um jugo de ferro.

14 O SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, diz: Coloquei um jugo de ferro sobre o pescoço de todas essas nações para serem escravas de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Coloquei tudo debaixo de seu controle, até os animais selvagens’”.

15 Então Jeremias disse a Hananias: “Ouça, Hananias! O SENHOR não enviou você, mas o povo acredita em suas mentiras.

16 Por isso, assim diz o SENHOR: ‘Você morrerá. Sua vida chegará ao fim ainda este ano, pois você se rebelou contra o SENHOR’”.

17 Naquele mesmo ano, dois meses depois, o profeta Hananias morreu.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais