Êxodo 35

1 Moisés reuniu toda a comunidade de Israel e disse: “Estas são as instruções que o SENHOR mandou que seguissem.

2 Vocês têm seis dias na semana para fazer o trabalho habitual, mas o sétimo dia será um sábado de descanso total, um dia consagrado ao SENHOR. Quem trabalhar no sábado será executado.

3 Nem sequer acendam fogo em suas casas no sábado”.

4 Então Moisés disse a toda a comunidade de Israel: “Foi isto que o SENHOR ordenou:

5 entreguem uma oferta ao SENHOR. Todas as pessoas de coração generoso apresentem as seguintes ofertas ao SENHOR: ouro, prata e bronze;

6 fios de tecido azul, roxo e vermelho; linho fino e pelos de cabra para confec­cionar tecidos;

7 peles de carneiro tingidas de vermelho e couro fino; madeira de acácia;

8 óleo de oliva para as lâmpadas; especiarias para o óleo da unção e para o incenso perfumado;

9 pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem fixadas no colete e no peitoral do sacerdote.

10 “Todos que são artesãos talentosos, venham e façam tudo que o SENHOR ordenou:

11 o tabernáculo, tanto a tenda como a cobertura, os colchetes, as armações, os travessões, as colunas e as bases;

12 a arca e as varas para transportá-la; a tampa da arca, que é o lugar de expiação; a cortina interna que protege a arca;

13 a mesa, as varas para transportá-la e todos os seus utensílios; os pães da presença;

14 o candelabro, seus acessórios, as lâmpadas e o óleo de oliva para a iluminação;

15 o altar de incenso e as varas para transportá-lo; o óleo da unção e o incenso perfumado; a cortina para a entrada do tabernáculo;

16 o altar do holocausto; a grelha de bronze do altar, as varas para transportá-lo e seus utensílios; a bacia de bronze e seu suporte;

17 a cortina para as divisórias do pátio; as colunas e suas bases; a cortina para a entrada do pátio;

18 as estacas do tabernáculo e do pátio e suas cordas;

19 as roupas finamente confeccionadas para os sacerdotes vestirem durante o serviço no lugar santo, as roupas sagradas do sacerdote Arão e de seus filhos que também são sacerdotes”.

20 Então toda a comunidade de Israel se despediu de Moisés.

21 Todos aqueles cujo coração foi movido e cujo espírito foi tocado voltaram com ofertas para o SENHOR. Trouxeram todos os materiais necessários para a construção da tenda do encontro, para a realização das cerimônias e para a confecção das roupas sagradas.

22 Todos os que tinham o coração disposto, tanto homens como mulheres, vieram e trouxeram para o SENHOR suas ofertas de ouro na forma de argolas, brincos, anéis e colares. Apresentaram todo tipo de objeto de ouro como oferta especial para o SENHOR.

23 Todos os que tinham fios de tecido azul, roxo e vermelho, linho fino e pelo de cabra para fazer tecidos, peles de carneiro tingidas de vermelho e couro fino os trouxeram.

24 Todos os que tinham objetos de prata e bronze os entregaram como oferta para o SENHOR. E todos os que tinham madeira de acácia a trouxeram para ser usada na obra.

25 Todas as mulheres com habilidade para costurar e fiar prepararam fios de tecido azul, roxo e vermelho e tecido de linho fino.

26 Todas as mulheres que se dispuseram usaram sua habilidade para fiar o pelo de cabra.

27 Os líderes trouxeram pedras de ônix e as outras pedras preciosas para serem colocadas no colete sacerdotal e no peitoral das decisões.

28 Trouxeram também especiarias e óleo de oliva para a iluminação, para o óleo da unção e para o incenso perfumado.

29 Assim, todos os israelitas, todos os homens e mulheres dispostos a ajudar no trabalho que o SENHOR havia ordenado por meio de Moisés, trouxeram suas ofertas e as entregaram de bom grado ao SENHOR.

30 Então Moisés disse ao povo de Israel: “O SENHOR escolheu especificamente Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá.

31 O SENHOR encheu Bezalel com o Espírito de Deus e lhe deu grande sabedoria, habilidade e perícia para trabalhos artísticos de todo tipo.

32 Ele é exímio artesão, perito no trabalho com ouro, prata e bronze.

33 Tem aptidão para gravar e encravar pedras preciosas e entalhar madeira. É mestre em todo trabalho artístico.

34 O SENHOR capacitou tanto Bezalel como Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para ensinarem suas aptidões a outros.

35 O SENHOR lhes deu habilidade especial para gravar, projetar, tecer e bordar linho fino com fios de tecido azul, roxo e vermelho. São excelentes artesãos e projetistas.”