2 Samuel 6

1 Davi reuniu novamente todos os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo.

2 Partiu com eles para Baalá de Judá a fim de buscar a arca de Deus, junto à qual era invocado o nome do SENHOR dos Exércitos, que está entronizado entre os querubins.

3 Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que ficava num monte. Saindo da casa, Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam a carroça nova

4 que transportava a arca de Deus. Aiô estava à frente da arca.

5 Davi e todo o povo de Israel celebravam diante do SENHOR, entoando cânticos e tocando todo tipo de instrumentos musicais: liras, harpas, tamborins, chocalhos e címbalos.

6 Quando chegaram à eira de Nacom, os bois tropeçaram, e Uzá estendeu a mão e segurou a arca.

7 A ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu por causa disso. E ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus.

8 Davi ficou indignado porque a ira do SENHOR irrompeu contra Uzá e chamou aquele lugar de Perez-Uzá, como é conhecido até hoje.

9 Davi teve medo do SENHOR e perguntou: “Como poderei levar a arca do SENHOR?”.

10 Então resolveu não transferir mais a arca do SENHOR para a Cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, na cidade de Gate.

11 A ­arca do SENHOR ficou na casa de Obede-Edom, em Gate, por três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e toda a sua família.

12 Disseram ao rei Davi: “O SENHOR tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo que ele possui por causa da arca de Deus”. Então Davi foi até lá e, com grande festa, levou a arca de Deus da casa de Obede-Edom para a Cidade de Davi.

13 Quando os homens que carregavam a arca do SENHOR davam seis passos, Davi sacrificava um boi e um novilho gordo.

14 Davi usava um colete sacerdotal de linho e dançava diante do SENHOR com todas as suas forças.

15 Assim, Davi e todo o povo de Israel levaram a arca do SENHOR com gritos de alegria e ao som de trombetas.

16 Enquanto a arca do SENHOR entrava na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhava pela janela. Quando viu o rei Davi saltando e dançando diante do SENHOR, encheu-se de desprezo por ele.

17 Trouxeram a arca do SENHOR e a colocaram em seu lugar, dentro de uma tenda especial que Davi tinha preparado para ela. E Davi ofereceu ao SENHOR holocaustos e ofertas de paz.

18 Depois que terminou de oferecer os sacrifícios, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos.

19 Para cada homem e mulher israelita na multidão, ele deu um pão, um bolo de tâmaras e um bolo de passas. Então todos voltaram para casa.

20 Quando Davi voltou para casa a fim de abençoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao encontro dele e disse: “Como o rei de Israel se mostrou digno de honra hoje, exibindo-se sem qualquer vergonha diante das servas, como um homem vulgar!”.

21 Davi respondeu a Mical: “Eu dançava diante do SENHOR, que me escolheu em lugar de seu pai e de toda a sua família! Ele me nomeou líder de Israel, o povo do SENHOR, por isso continuarei a celebrar diante do SENHOR.

22 Estou disposto a me tornar ainda mais desprezível e até mesmo a ser humilhado aos meus próprios olhos! Mas as ­servas que você mencionou certamente me considerarão digno de honra”.

23 E Mical, filha de Saul, não teve filhos até o final de sua vida.