Conexão Universitária – As oportunidades são para hoje

Será que temos tanto tempo quanto imaginamos ter? Podemos nos dar ao luxo de deixar para amanhã, aguardar o tempo em que julgaremos estar confortáveis o bastante, para então fazer o que devemos? Na verdade, queremos nos sentir aptos,

confortáveis e dispostos para realizar o que já precisava ter sido feito. Adiamos as ações imaginando que estaremos mais preparados no futuro. “Certamente amanhã estarei mais preparado, mais disposto e farei de forma melhor”, é o pensamento do bom procrastinador. A oportunidade passa, pois não temos o controle do tempo. O amanhã não nos pertence, e talvez ele nunca chegue.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

ECLESIASTES 11:4

O agricultor que espera condições de tempo perfeitas

nunca semeia; se ele fica observando cada nuvem,

não colhe.

2 TIMÓTEO 4:2

…pregue a palavra. Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não. Corrija, repreenda e encoraje com paciência e bom ensino.




FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Que garantia você tem de que algo poderá ser feito amanhã?

Lembro-me de, no início de 2020, ter sentido que deveria estreitar laços de amizade com o pessoal da minha sala, criando oportunidades de pregar o evangelho, de escutar e de amar as pessoas de modo profundo. Mas pensei comigo mesmo: “Ainda tenho 2 anos em que estudarei com as mesmas pessoas, vamos nos ver todos os dias, certamente haverá outras oportunidades em que estarei melhor e mais preparado para desenvolver estes relacionamentos”. Três meses depois entramos em isolamento por conta da pandemia, e a oportunidade passou. O “amanhã” em que desenvolveria relacionamentos com meus colegas de curso não existiu. Era para ser desenvolvido imediatamente; não quando eu gostaria que fosse feito, mas quando deveria ser feito. Como o maná de Deus, as oportunidades são diárias, aparecem e devem ser recebidas no dia; se deixadas para “amanhã”, estragam e já não podem ser mais usadas. Não permita que a oportunidade passe, o que é para hoje precisa ser utilizado hoje. Existem oportunidades inadiáveis.



Não deixe para se preparar quando você já deveria estar pronto

Normalmente começamos a nos preparar quando já deveríamos estar prontos. Esperamos a tribulação chegar para nos aproximarmos de Deus e ouvir o seu direcionamento, ou deixamos para entender a Bíblia e nos aprofundar apenas quando precisamos explicá-la a alguém. Atentamos para nos preparar apenas quando percebemos o que já deveríamos estar fazendo.

 

Por conta disso, perdemos diariamente diversas oportunidades que seriam abraçadas, caso já estivéssemos prontos, devido à intimidade que teríamos com Deus e se ouvíssemos o Seu direcionamento a cada dia. Existem coisas que o Senhor quer falar a você hoje, e você precisa estar pronto para ouvi-las. Quanto mais perto estiver e melhor se preparar, mais oportunidades virão em sua direção. Mediante o seu relacionamento com Deus, você entenderá como abraçá-las. O apóstolo Paulo aconselha: “Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não…” (2 TIMÓTEO 4:2). Independentemente do que aconteça, esteja preparado no Senhor.

 

Não peça por grandes oportunidades se você não aproveita as pequenas

As oportunidades são diárias. Pedimos para Deus grandes oportunidades, mas nos esquecemos das diversas oportunidades que o Senhor já colocou em nosso caminho: nossa faculdade, nosso trabalho, nossa família. Tantas oportunidades são colocadas em nosso caminho diariamente e não as aproveitamos! Por que pensar apenas nas grandes e distantes oportunidades quando já há tantas ao nosso redor?



QUESTÕES PARA DEBATE

 

1-Quais são as oportunidades que você tem adiado por achar que serão aproveitadas melhor depois, quando você se sentir melhor preparado agora?

2- Você está atento às oportunidades diárias que o Senhor tem colocado em seu caminho (de se relacionar, de apresentar Jesus a alguém, de se aproximar de Deus)? Quais delas você tem postergado?

3- Como os seus sentimentos interferem na maneira como você reage às oportunidades que Deus coloca em seu caminho?

 

ORAÇÃO

 

Pai querido, agradecemos-te pelas oportunidades que o Senhor coloca em nosso caminho. Deus, ensina-nos a aproveitá-las da melhor maneira possível. Que nossos sentimentos não nos atrapalhem a lidar com as oportunidades que o Senhor nos dá; que nossa procrastinação não nos impeça de viver grandes coisas com e no Senhor. Dá-nos o que precisamos para hoje e nos permite discernir e abraçar as oportunidades que Tu colocares em nosso caminho. Queremos viver 100% daquilo que o Senhor planejou para nós. Guia os nossos passos e nos dá coragem e sabedoria para não desperdiçarmos as oportunidades. Em nome de Jesus. Amém!

 

Arthur Lima

Administração — UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais