A amplitude de coração literalmente significa um coração livre, sem os grilhões da escravidão. Vamos ver juntos algumas das coisas que limitam e prendem o nosso coração, fazendo-nos viver distantes da vontade e do caráter de Deus. Vamos pedir a Deus para quebrar todos esses limites, pois Ele nos fez com um coração amplo, indestrutível; para sonhar, quebrar barreiras e crescer em todas as direções. Um coração para conhecer e recebê-lo.

Deus nos deu um coração para viver em Sua vontade, para sermos como Ele. Um coração que deseja ser semelhante ao coração do seu Criador.

A Palavra de Deus amplia a nossa vida, retira os limites do nosso coração e expande o nosso pensamento. As promessas de Deus trazem liberdade incondicional.

Quando escutamos o nosso Criador, compreendemos como Ele se alegra conosco: “Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim” (Salmo 18:19). Quando pensamos em nossa liberdade, sempre queremos viver com o sentimento de que nada nos oprimirá. Às vezes, vivemos de maneira limitada porque parece que estamos presos dentro de quatro paredes que caem sobre nós.

Deus quer que vivamos num espaço amplo para ver o horizonte, e que os nossos olhos se percam na imensidão do infinito. Ele deseja que os nossos sonhos sejam como as estrelas que Ele criou, e brilhem a milhares de anos-luz de distância. Os limites não foram criados para Deus, nem para Seus filhos. Os limites que estragam o nosso coração resultam do mal.

As amarras que nos prendem são quase incontáveis. Algumas tem a ver com substâncias ou atividades: álcool, drogas, jogo, prazer, dinheiro, poder, trabalho. Outras estão gravadas em nossa mente: o passado, amarguras, invejas, sonhos, frustrações. Também podem ser: palavras ou ações contra nós; alguém que nos ama ou não, também pode nos escravizar.

Cada um sabe o que pode dominá-lo. E é óbvio que enquanto vivemos sob esse domínio, nosso coração está preso e escravizado, mais limitado e fraco do que nunca. O que temos dentro do nosso coração é o que nos vence. As imagens que aparecem em nossa mente quando menos esperamos são as que nos dominam. Os pensamentos e desejos que não podemos controlar são os que nos escravizam. 

Talvez, deixamo-nos levar pela força dos nossos sentidos. Deus nos fez assim, para apreciarmos tudo e desfrutar do que vemos, ouvimos e tocamos. Somos um reflexo de Sua imagem, porque Deus também desfruta de tudo o que criou. O problema começa quando nos deixamos dominar por nossos sentimentos. A busca desenfreada pelo prazer, em seus múltiplos aspectos, pode nos destruir.

Deus quer libertar o nosso coração, e a única maneira de encontrar a liberdade é viver no infinito e no eterno; desfrutar da presença de Deus e entregar o nosso coração completamente a Ele.

Remover os limites do coração é saber dizer não. Aprender a viver em liberdade significa renunciar a tudo aquilo que nos limita, nos fere ou nos destrói. Para que o nosso coração seja indestrutível, não pode haver nada que o domine: não importa se é uma substância, um hábito, alguém, seu próprio caráter ou algo que pareça bom! Dizer não a algumas coisas, pessoas ou a nós mesmos muitas vezes, é a chave para que nosso coração não viva escravizado.

Em segundo lugar, romper as barreiras do nosso coração significa vir diante de Deus e confessar tudo o que há em nossa vida e que tem nos destruído. Não precisamos viver condenados para sempre. A culpabilidade tem solução, pois Deus nos limpa por inteiro.

Voltar ao Senhor Jesus é o passo mais importante a dar para o nosso coração ser livre, não se trata apenas de limpar nossa vida ou nosso coração.

Nosso coração necessita de Jesus. Ele é a chave da liberdade. Não só o que Ele fez, faz ou fará, mas Ele mesmo; Sua presença e tudo o que Ele é. Há uma bela ilustração que narra a história das sereias, de como elas atraíam os marinheiros com seus cantos; quando eles se aproximavam com seus barcos para escutá-las, morriam, pois as embarcações batiam contra as rochas. No sul da Grécia, a navegação era difícil pela quantidade de ilhas e rochas que há, e muitos barcos encalhavam. Assim, alguém inventou a história para espiritualizar uma realidade física: a grande dificuldade de navegar sem encalhar.

Muitos marinheiros tentaram atravessar o lugar usando todos os estratagemas, mas não conseguiram; os cantos das sereias sempre lhes atraíam. Por fim, alguém veio e teve a ideia de levar em seu barco Orfeu, um grande músico, que cantou e tocou tão maravilhosamente que as vozes sedutoras das sereias ficaram apagadas, e o barco chegou seguro ao porto.

Eles venceram porque escutaram uma canção melhor do que aquela que os levaria à destruição. Quando lutamos contra o mal que nos escraviza, apenas uma canção mais doce e mais bela do que a do maligno pode nos fazer vencer: a canção do Senhor Jesus. Não há outra maneira de sermos livres. Não teremos sucesso com disciplina ou problemas espirituais. Somente a beleza do nosso Senhor pode nos fazer triunfar.

Artigo retirado de trechos do livro Coração Indestrutível.
Artigo retirado de trechos do livro Coração Indestrutível.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais