Arrependimento

Quando convidados a andar com Deus somos convencidos pelo o Espírito Santo a nos arrependermos, o arrependimento nos leva a confiar no Senhor. Isso nos possibilita a confissão de pecados e a aceitação de que estamos errados.

A característica do Antigo Testamento de expressar o arrependimento do ser humano para com Deus e dizer que houve um retorno a Ele é: o ser humano saiu do pecado e voltou-se para Deus.

Já no Novo Testamento, o arrependimento é enriquecido em seu significado: é a mudança de mente; consiste na radical transformação de pensamento, atitude e direção.

Falando sobre o assunto

Conforme vamos avançando no relacionamento com Deus, vamos também avançando em responsabilidade e comprometimento com o Reino do Senhor. Sem medo de abandonarmos o pecado, seguimos em frente com Cristo
e vivemos em obediência espontânea e verdadeira.

Precisamos compreender a pureza que é alcançada por meio de viver verdadeiramente com Deus e para Ele. Na prática da verdade, vencemos o pecado por meio de Cristo Jesus, abrindo o coração para ações relacionais com o sincero desejo de estar com Ele por inteiro.

Diante de práticas erradas em nosso cotidiano, deparamo-nos com estas duas realidades: ou somos levados ao arrependimento ou nos afastamos cada vez mais do Senhor. Todos os dias somos convidados a dizer não a condutas que nos afastam do propósito de Deus para nossa vida, pois quando pecamos, perdemos a vontade de estar com o Senhor.

Não fuja da responsabilidade sobre o pecado, pois a decisão final sempre será sua!

Quando Adão pecou no Jardim, ele cobriu-se com folhas. Deus vendo a efemeridade disso, sacrificou um animal, pegou a pele e vestiu Adão com algo duradouro, para que ele entendesse que a obediência, dali em diante, dependeria de sacrifício.

Obediência requer sacrifício, então não há como obedecer ao Senhor sem sacrificar sua vontade carnal. “Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo” (ROMANOS 12:1).

Onde encontrar na Bíblia?

1 JOÃO 1:9 – Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

2 CRÔNICAS 7:14 – Então, se meu povo, que se chama pelo meu nome, humilhar-se e orar, buscar minha
presença e afastar-se de seus maus caminhos, eu os ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados e restaurarei sua terra.

MATEUS 3:8 – Provem por suas ações que vocês se arrependeram.

Questões para debate

1. Qual a sua maior dificuldade em obedecer a Deus?
2. Explique o que é viver seguindo os passos de Jesus.
3. Como está a sua comunhão com o Corpo de Cristo, Sua Igreja, na Terra?

Oração

Deus, ajuda-me a vencer meus pecados e livra-me de todo o mal. Eu aceito que estou errado, e por isso, arrependo-me dos meus pecados. Limpa-me e torna-me uma nova pessoa, segundo o Teu querer. Em nome de Jesus, amém!

Daniel Corasolla
Agronomia — Universidade Tuiuti do Paraná