Conexão Universitária – Aperfeiçoamento constante

Visto que é impossível não sermos confrontados com a Palavra de Deus e acharmos que estamos bem o suficiente a ponto de não precisarmos mais crescer, é sempre bom refletirmos sobre em que precisamos melhorar. Tanto no cotidiano quanto em grandes compromissos, necessitamos demonstrar o caráter de Cristo. Cresçamos, então, no conhecimento de Deus.

Onde encontrar na Bíblia?

1 TESSALONICENSES 4:10

De fato, vocês já demonstram amor por todos os irmãos em toda a Macedônia. Ainda assim, irmãos, pedimos que os amem

ainda mais. 

Falando sobre o assunto

Paulo diz estar alegre pelo amor e fé crescente dos tessalonicenses, mas os encoraja a continuar se aperfeiçoando. Assim também devemos estar em constante transformação. Mesmo que estejamos fazendo algo bom ou já tenhamos melhorado muito nisso,

não podemos nos acomodar e parar de crescer. É necessário continuar se desenvolvendo. É necessário se aperfeiçoar no amor, na fé, na esperança, na paciência, nos dons, no ministério e no caráter. O progresso precisa acontecer.

O nosso modelo é Jesus; então, não podemos melhorar um pouco e pensar que já atingimos um nível suficiente. “Ah, já melhorei nisso, então está bom”; “Já vou em todos os cultos, então está bom”; “Já estou fazendo isso e aquilo, então está bom”. Cada avanço é, sim, valioso, mas nada é melhor do que continuar crescendo. Contudo, devemos deixar de lado o pensamento de que nada do que façamos será o bastante e com isso desanimar; afinal, não precisamos carregar esse fardo pesado.

Firmemo-nos, sim, nesta certeza: “O que eu estou fazendo é bom, a minha evolução é boa, e por isso, posso continuar melhorando”.

Devemos sempre nos alegrar com as nossas vitórias diárias na busca de nos tornarmos mais parecidos com Jesus, mas nunca nos acomodarmos nelas. Nossa meta é Cristo!

Questões para debate

1. Você está acomodado em seus avanços ou tem buscado se desenvolver continuamente? O que mais motiva você a isso?

2. Além do que foi abordado, o que mais você considera um aperfeiçoamento?

3. No quesito “ser parecido com Jesus”, qual avaliação você faz de si mesmo? Quais características que você vê em sua vida que são

semelhantes às de Cristo? 

Oração

Querido Pai, ajuda-nos a não nos acomodar no que temos conquistado hoje e a buscar sempre o aperfeiçoamento por meio da Tua Palavra, de nossa vida de oração e de nossos irmãos na fé. Que venhamos a renunciar a tudo aquilo que percebermos estar distante do Teu coração e da Tua perfeita vontade, mudando de rota. Senhor, que o fato de buscarmos melhorar em algo não se torne peso sobre nós; pelo contrário, que as mudanças sejam leves por nos tornarem mais parecidos com Jesus e nos levarem para mais perto de ti. Em nome do Teu Filho. Amém!

Melly Carvalho

Missionária — Ally MS