Aniversário de 90 anos da Missão Evangélica Caiuá

A Missão Evangélica Caiuá completa 90 anos nesse 28 de agosto! Deus tem aberto muitas portas para nós, Ministérios Pão Diário, fazermos parte dessa história. Queremos continuar a ser benção na vida das crianças da Escola Municipal Mitã Rory e também de todo o povo Caiuá.

Por isso, estaremos lá nessa data tão especial celebrando e lançando o CD/DVD Mitã Rory — Criança Feliz com eles. Para a comemoração do aniversário da Missão, estarão presentes cerca de 2 mil indígenas de várias etnias diferentes. Será uma grande festa!

A HISTÓRIA DA MISSÃO

A Missão Evangélica Caiuá foi criada em 28 de agosto de 1928, fruto do sonho de Albert Maxwell, pastor presbiteriano norte-americano que veio ao Brasil para investir na expansão do evangelho.

Ao se instalar em solo brasileiro, o rev. Maxwell dedicou atenção especial aos índios da região de Dourados (MS), da tribo Kaiwoá. Deparou-se com a difícil situação daquele povo, composto, em sua maioria, por crianças e mulheres, que trabalhavam na colheita do mate.

O rev. Maxwell concluiu que deveria cuidar, não só da dimensão espiritual do índio Kaiwoá, como também de seu corpo e mente. Para tanto, o pastor contou com o apoio da Comissão Brasileira de Cooperação das Igrejas Evangélicas, que reuniu representantes da Igreja Presbiteriana do Brasil, da Igreja Presbiteriana Independente e da Igreja Metodista.

Assim, em 1928, foi organizada a Associação Evangélica de Catequese dos Índios, com sede em São Paulo, mas que distribuiria os obreiros em regiões específicas do país. A primeira missão criada através da associação foi a Missão Evangélica Caiuá.

Ao longo desses anos, a Missão Caiuá perdeu alguns colaboradores, como o próprio rev. Maxwell, vítima de uma doença nos pulmões, mas ganhou adesão de muitos outros voluntários. Juntos, e sob a direção do rev. Orlando Andrade, criaram uma escola para alfabetização de adultos e educação primária, um ambulatório médico, um orfanato e, sobretudo, diversos pontos de pregação do evangelho.

Em 1956 foi enviada à missão a Dra. Lorraine Briedgmanm e a família Taylor, da Missão Wicliff, para trabalhar na tradução da Bíblia Sagrada para a língua Kaiwoá. O novo testamento foi concluído em 1985, e a Dra. Lorraine atua até hoje na tradução do velho testamento.