Conexão Universitária – Animações e reflexões

Conhecer a vontade de Deus ou o chamado dele à nossa vida é um tema relevante para os cristãos, despertando também o interesse de não-cristãos quando as nomenclaturas “vocação” e “propósito” são usadas. O filme Soul (“alma”, em inglês), uma animação da Pixar, aborda as dúvidas sobre as inclinações de cada pessoa numa jornada de autodescoberta dos protagonistas. A resposta dada a questões existencialistas é que a razão de viver consistiria em aproveitar a vida mesmo nas pequenas coisas. Apesar de

parecer profundo aos olhos do mundo, Soul tentou tocar almas sem considerar os conceitos elevados de seu Criador expostos nas Escrituras Sagradas.

Onde encontrar na Bíblia?

EFÉSIOS 1:4-5

Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade.

Falando sobre o assunto

Falar sobre o “Deus [que] nos amou” é fácil, mas se torna complicado quando consideramos as Suas palavras sobre Ele ter, antes de criar o mundo, predestinado pessoas para serem adotadas, escolhido um povo para santidade (ou seja, para ser separado, dedicado a Ele). As inclinações do coração humano mencionadas acima estão desorientadas, a ponto de fazer com que o homem, num estado natural caído, rejeite esse propósito divino. “Deus tem um plano para sua vida”: assim como a palavra “destino”, esta afirmação

pode parecer animadora em contextos convenientes. Mas ela pode parecer também opressora e injusta à medida em que, culturalmente, as respostas existenciais voltam-se cada vez mais para dentro de cada indivíduo. Bem, infelizmente para as pessoas que não pretendem mudar de ponto de vista, realmente há um plano divino para cada pessoa é assim que as coisas serão para todo o sempre (JÓ 42:2); mas felizmente para os cristãos, eles recebem as respostas relevantes que precisam, pois a vontade de Deus e o chamado para a vida deles estão escritos literalmente em 1 Tessalonicenses 4:3-8 — vida em santidade. Isto é libertador e esclarecedor pelas seguintes razões:

1. Assim como a animação Soul sugere, nosso propósito principal de vida não se encontra no trabalho que alguém pode fazer. A essência do indivíduo está muito acima da sua ocupação.

2. Aquelas escolhas difíceis sobre carreira, família e outros assuntos complexos não arruinarão nenhuma jornada. Quantas vezes, ao longo da vida, não se pensa sobre uma possível escolha de outro curso superior ou sobre certa recusa de uma proposta para trabalhar em outra cidade? Graças sejam dadas a Deus, pois até mesmo escolhas erradas cooperam para o bem do objetivo primordial (ROMANOS 8:28-29).

3. Se fomos criados para este propósito, não haverá nada que a criatura possa fazer que substitua o ganho inestimável proveniente de ser encontrado em Cristo cumprindo a vontade do Criador (FILIPENSES 3:1-8). Dentro dessa perspectiva, mais vale comparar a beleza do destino cristão a outra animação: assim como em O rei leão, desista de viver a vida no con-

forto de “Hakuna Matata”; volte para a Pedra do Reino e ocupe seu lugar no ciclo da vida (HEBREUS 12:1-2; 1 CORÍNTIOS 10:1-4; 1 PEDRO 2:4-10).

Questões para debate

1. De que forma este mundo tem reduzido a questão do propósito de nossa vida a um trabalho a ser feito?

2. De que forma nosso Criador tem sido visto como vilão por nos criar com um plano/destino em mente?

3. Para onde é preciso retornar a fim de que você ocupe o seu lugar no ciclo da vida?

Oração

Senhor Jesus, ajuda-nos a entender que Tu és Aquele cujos sonhos e caminhos são mais elevados que os nossos, que a Tua vontade é boa, perfeita e agradável, e que os Teus planos para nossa vida cooperam para o nosso bem e para a Tua glória. Encoraja-nos a ter fé e otimismo por causa da boa obra que realizas em nós. Que busquemos o prazer de viver cada vez mais apaixonados e conectados a ti. Em nome de Jesus. Amém!

Luiz Hammerer

Engenheiro Civil — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais