Leia Eclesiastes 7:13-18

“Como você se sente sobre isso? Você não falou muito durante a reunião,” meu líder do pequeno grupo me disse enquanto caminhávamos para nossos carros.

Suspirei. Uma família tinha acabado de deixar nossa igreja, e enquanto outros membros do pequeno grupo haviam compartilhado seus pensamentos e sentimentos sobre o impacto que isso teve em nossa congregação, fiquei calada. Conforme expliquei ao meu líder, a verdade era que minha reação não tinha nada a ver com a vida da igreja. Em vez disso, concentrou-se na minha complicada amizade com Lauren, uma das meninas da família.

Em alguns momentos especialmente difíceis no passado, eu teria ficado aliviada por a família de Lauren ter deixado nossa igreja. Ainda que eu tivesse constantemente procurado Lauren, orado com ela em várias provações e ouvido suas histórias sobre amigos da escola e esportes enquanto fazia um esforço para lembrar detalhes, ela raramente retribuía meu esforço. Assim, quando nossa dinâmica estava começando a melhorar, a família de Lauren deixou a igreja. Senti-me enganada, como se todo o meu trabalho tivesse sido em vão.

Um dos tópicos abordados em Eclesiastes 7 é a justiça, e afirma que fazer o certo não garante um resultado específico. No verso 14 lemos que Deus fez os maus momentos assim como os bons, e ninguém “…pode descobrir nada do que acontecerá depois…”. O evento aleatório e inesperado da família de Lauren deixando nossa igreja me chocou quando descobri, e enquanto trabalhava para chegar a um acordo com a aparente futilidade de nossa conexão abruptamente cortada, tive que enfrentar minhas falsas expectativas de amizade.

Perder Lauren me fez perceber que eu havia caído no tipo de motivação hipócrita sobre a qual o escritor de Eclesiastes adverte quando escreve: “Não seja muito justo nem muito sábio…” (v.16). Eu achava que a estava amando de forma sacrificial, mas minha bondade e paciência tinham condições, porque eu queria sua apreciação e esperava que nos aproximássemos com o tempo. Qualquer coisa diferente disso parecia um investimento desperdiçado em fazer a coisa certa. Minha preocupação com ela era sincera e eu estava tentando ser uma boa amiga, mas também presumia que, se me comportasse com justiça, seria recompensada na proporção de meus sacrifícios.

Já que não há como viver com retidão suficiente para evitar a dor ou garantir a felicidade, precisamos aceitar os planos de Deus e buscar a sabedoria que ajuda (v.19) e nos fortalece. Essa força torna possível lidar com as alegrias e adversidades da vida sem permitir que as circunstâncias moldem nossa identidade, e nos liberta para adorar somente a Deus e aceitar Sua soberania em vez de tentar “endireitar o que ele fez torto” ( v.13).

Deus nos chama à santidade para nosso bem e para Sua glória, não porque podemos controlar a vida e obter o que queremos seguindo as regras. Olhando para trás, sou grata por ter colocado tanto esforço em minha amizade com Lauren, porque, embora tenha terminado abruptamente, sei que fiz o meu melhor para encorajá-la e testemunhar o amor cristão em sua vida.

Minha amizade com Lauren não saiu como eu queria, mas aprendi que quando estou segura no amor de Deus, sou livre para expressar amor aos outros sem precisar de um retorno equivalente ao meu investimento. Em vez de esperar que os relacionamentos me deem os resultados que quero, posso cuidar de outras pessoas apenas porque Deus as criou e as valoriza, e porque sou testemunha de Sua bondade e amor.

—Por Abigail Ellingtong, EUA.

Perguntas para reflexão

Como você acha que seria, em sua opinião, ser “justo demais”? E como isso poderia levar à “destruição” (v.16)?

Pense em algo ou alguém em que você investiu, mas terminou de forma decepcionante. Mesmo que as coisas não tenham saído como você esperava, quais são algumas das maneiras pelas quais Deus trabalhou nessa situação para ajudá-lo a crescer ou encorajá-lo?

Você já demonstrou amor por alguém que não te retribuiu? Como você se sentiu? Como podemos amar sem esperar amor em troca?

O que significa amar alguém sacrificialmente? Qual seria o resultado se mostrássemos esse tipo de amor aos nossos amigos, familiares e membros da equipe?