1 Samuel 20:34 – …Jônatas [ficou] frustrado pelo modo como seu pai havia desonrado Davi publicamente.

William Cowper (1731–1800), o poeta inglês, encontrou um amigo em seu pastor, John Newton (1725–1807), o ex-comerciante de escravos. Cowper sofria de depressão e ansiedade, tentando cometer suicídio mais de uma vez. Quando Newton o visitava, eles faziam longas caminhadas juntos e falavam sobre Deus. Ao pensar que Cowper se beneficiaria por se engajar criativamente e ter um motivo para escrever sua poesia, o ministro teve a ideia de compilar um hinário. Cowper contribuiu com muitos hinos, incluindo Misterioso é o nosso Deus. Quando Newton se mudou para outra igreja, ele e Cowper continuaram bons amigos e se corresponderam regularmente pelo resto da vida de Cowper.

Vejo paralelos entre a forte amizade de Cowper e Newton com a de Davi e Jônatas no Antigo Testamento. Depois que Davi derrotou Golias, “ formou-se de imediato um forte laço de amizade entre ele e Jônatas”, amando-o como a si mesmo (1 SAMUEL 18:1). Embora Jônatas fosse filho do rei Saul, ele defendeu Davi contra o ciúme e a ira do rei, perguntando a seu pai por que Davi deveria ser morto. Em resposta, “Saul atirou sua lança contra Jônatas, com a intenção de matá-lo” (20:33). Jônatas se esquivou da arma e ficou frustrado com esse tratamento vergonhoso do pai com o amigo (v.34).

Para ambos os grupos de amigos, seu vínculo foi vivificante, pois estimularam um ao outro a servir e amar a Deus. Como você pode encorajar um amigo da mesma forma hoje? 

Amy Boucher Pye

Reflexão

  1. Que papel a amizade desempenha em sua sensação de bem-estar?
  2. Como podemos edificar melhor uns aos outros ao servirmos juntos?
  3. Por que a honra e o respeito são vitais na forma como tratamos uns aos outros em nossa equipe?

Leitura bíblica de hoje 

1 Samuel 20:26-34

Pensando sobre

A profunda amizade entre Davi e Jônatas resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias, evidenciada quando Jônatas foi contra seu pai, o rei Saul, e até colocou em risco sua própria vida para salvar Davi (1 SAMUEL 20). Embora Jônatas fosse o príncipe herdeiro, ele encorajou Davi garantindo sua segurança e afirmando que ele seria o próximo rei (23:17). Após a morte de Jônatas (31:2), Davi o honrou e expressou sua profunda perda: “Como choro por você, meu irmão Jônatas, quanto eu o estimava!” (2 SAMUEL 1:26). Depois que Davi se tornou rei, ele mostrou bondade para com o único filho de Jônatas, Mefibosete (cap. 9).

K.T. SIM