Amar como Jesus ama

É comum lembrarmos os mandamentos mais importantes ao longo da Bíblia que são reforçados, em Lucas 10, por um homem que questionava a Jesus. Entenderemos um pouco melhor o porquê Jesus enfatiza o segundo mandamento “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” e principalmente porque ele é tão importante para nós hoje.

Falando sobre o assunto

Por que amar o nosso próximo é importante?
Lucas 10 reforça os mandamentos mais importantes de toda a Bíblia, o primeiro lembra de algo que é direto entre nós e Deus como um relacionamento vertical, sobre buscarmos amar a Deus com tudo que somos, temos e entendemos. O segundo mandamento refere-se a todas as pessoas próximas a nós, partindo de uma perspectiva onde nós devemos amar os outros como amamos a nós mesmos, afinal quase sempre queremos o melhor para nós, então devemos agir da mesma forma para com os outros. Há algum tempo ouvi que isso, resumidamente, é uma vida de cruz, onde na vertical está o nosso relacionamento com Deus e na horizontal com o nosso próximo.

Em Romanos 13:8-10 Paulo nos explica de uma forma muito clara e prática que amar o nosso próximo nos ajuda a cumprir toda a lei. Pois como amando alguém poderíamos mentir, roubar, matar, cobiçar, tirar vantagem ou até mesmo ser indiferente e praticar o
mal contra essa pessoa?

Quem é o nosso próximo?
De maneira especial, Lucas 10:29-37 traz a sequência do diálogo entre Jesus e um especialista da lei, onde o Senhor explica quem é o nosso próximo através de uma parábola. Devemos lembrar que, no contexto daquela época, os Sacerdotes e Levitas eram pessoas dedicadas integralmente ao serviço a Deus, e os Samaritanos e Judeus não se davam nada bem (eram como inimigos). Jesus, então, utiliza esses personagens em Sua história para ensinar àquele homem, um especialista da lei, e também a cada um nós na contemporaneidade sobre quem é o nosso próximo, e como podemos amá-lo seguindo o exemplo do bom samaritano.

Jesus quebra um dos pensamentos mais comuns de Sua época: “Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo”, ao ensinar: “amem os seus inimigos e orem por quem os perseguem”, pois assim Seus seguidores agiriam “como verdadeiros filhos [do] Pai, que está no Céu” (MATEUS 5:43-48). Talvez possamos pensar hoje que, diferentemente da época de Davi, não temos inimigos e não precisamos nos preocupar com isso, mas é bem provável que haja pessoas ao nosso redor de quem não gostamos muito e vice-versa. Elas nos provocam raiva, como por exemplo, um professor que dá aula mal e aplica provas difíceis, ou pessoas do trabalho que não se comportam da maneira que você gostaria dentre outros. Em meio a tais exemplos, reflita sobre quais pessoas ao seu redor despertam esses sentimentos e o que seria agir em amor para com elas. Jesus nos ensina a amar as pessoas independentemente das ações delas, afinal Ele mesmo nos diz que se amamos os que nos amam que diferença faz sermos cristãos.

Como podemos amar da mesma forma que Jesus?
Provavelmente você chegou a este ponto aceitando que tudo isso é verdade, mas parece algo impossível, e pela nossa própria força é realmente muito difícil, por isso necessitamos voltar à cruz buscando o amar o próximo de maneira intencional, lembrando-nos
de que através de Jesus o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo (ROMANOS 5:5), e esse amor que nos alcançou primeiro é a chave que nos transforma constantemente: ele nos capacita a amarmos como Jesus nos ama.

O próprio Jesus afirma: Não existe amor maior do que dar a vida por seus amigos” (JOÃO 15:13), e Jesus é Aquele que deu a Sua vida por nós e nos chama de amigos quando o seguimos. À medida que caminhamos com o Senhor em intimidade (como amigos) e vivenciamos mais do Seu amor por nós vamos nos tornando mais semelhantes a Ele. Sendo assim, de maneira prática, conhecemos mais a Jesus através da Bíblia e crescemos no relacionamento com Ele.

É incrível pensar que podemos ser sinceros com Jesus como a um amigo, assim se você sentir dificuldade para amar as pessoas próximas durante a semana, peça continuamente a Ele que derrame o amor dele em seu coração, mantenha-o na direção do Espírito Santo e oportunize a você chances para demonstrar verdadeiramente esse amor aos outros.

Podemos começar hoje a amar verdadeiramente o nosso próximo: pessoas da nossa sala de aula, da nossa universidade, da nossa família, do trabalho, do ônibus, e as pessoas que veio à sua mente enquanto lia sobre inimigos. E não se esqueça que amar como Jesus ama só é possível quando Ele é, de fato, Senhor da nossa vida e caminhamos com Ele.

Onde encontrar na Bíblia?

LUCAS 10:29-37 – O homem, porém, querendo justificar suas ações, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”. Jesus respondeu com uma história: “Certo homem descia de Jerusalém a Jericó, quando foi atacado por bandidos. Eles lhe tiraram as roupas, o espancaram e o deixaram quase morto à beira da estrada. “Por acaso, descia por ali um sacerdote. Quando viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada. Um levita fazia o mesmo caminho e viu o homem caído, mas também atravessou e passou longe. Então veio um samaritano e, ao ver o homem, teve compaixão dele. Foi até ele, tratou de seus ferimentos com óleo e vinho e os enfaixou. Depois, colocou o homem em seu jumento e o levou a uma hospedaria, onde cuidou dele. No dia seguinte, deu duas moedas de prata ao dono da hospedaria e disse: ‘Cuide deste homem. Se você precisar gastar a mais com ele, eu lhe pagarei a diferença quando voltar’. Qual desses três você diria que foi o próximo do homem atacado pelos bandidos?”, perguntou Jesus. O
especialista da lei respondeu: “Aquele que teve misericórdia dele”. Então Jesus disse: “Vá e faça o mesmo”.

Questões para debate

1. Quem é o seu próximo? Em quais situações você se relaciona com essas pessoas?
2. Qual dos personagens você seria na parábola do bom samaritano? Por quê?
3. De que maneira você pode ser mais íntimo de Jesus?

Oração

Pai, oro para que possamos aprender com Jesus como verdadeiramente amar o nosso próximo, inclusive os nossos inimigos. Peço que cada um daqueles que te adoram possa ser cada vez mais íntimo do Teu Filho Jesus e, assim, as pessoas possam conhecer
mais do Teu amor, em Cristo, por nosso intermédio.

Hamer Iboshi
Ciência da computação — Jesus na UFPR