A Prática da Apologética Cristã

Ao contrário de outros sistemas religiosos que impedem perguntas sobre suas origens e crenças, a fé cristã está fundamentada na verdade e na realidade. Portanto, não há necessidade de o crente se esconder de perguntas difíceis ou ter medo de se envolver com os componentes externos e internos que compõem a prática da apologética.

Externamente, a prática da apologética busca dar respostas sobre por que a fé cristã é verdadeira em contraste com outros sistemas de crenças. Internamente, a apologética busca corrigir crenças errôneas sobre a fé. E, ao contrário do que se pensa, a palavra apologia não significa pedir desculpas, embora a palavra em inglês seja derivada desse termo grego antigo. Como crentes, nunca nos pedem para pedir desculpas pela verdade de Deus ou por nossa fé, mas somos chamados a defendê-la. 

A prática de defender as crenças da fé cristã pode ser encontrada em muitos textos do Novo Testamento. Por exemplo, em Colossenses 4:5-6, Paulo escreve: “Vivam com sabedoria entre os que são de fora e aproveitem bem todas as oportunidades. Que suas conversas sejam amistosas e agradáveis, a fim de que tenham a resposta certa para cada pessoa”. A palavra resposta implica dar uma resposta a uma pergunta.

Em Tito 1:9, com relação ao estabelecimento e ao caráter dos líderes na igreja, lemos: “Deve estar plenamente convicto da mensagem fiel que lhe foi ensinada, de modo que possa encorajar outros com o verdadeiro ensino e mostrar aos que se opõem onde estão errados”. Paulo está instruindo Tito, seu filho na fé, a nomear líderes na igreja que serão capazes de repreender ou mostrar o erro daqueles que ensinam falsas doutrinas, o que é feito por meio de argumentos razoáveis a favor da fé cristã.

E em 2 Timóteo 2:24-25, novamente com relação às características dos líderes da igreja, lemos: “O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente. Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.” Corrigir significa dar instrução a outra pessoa por meio de ensino ou defendendo uma determinada posição da verdade.

Para esse fim, a prática da apologética depende da arte do pensamento crítico. Hoje em dia, muitas pessoas estão aptas a adotar uma posição social, teológica ou cultural sobre um tópico sem pensar bem ou entender por acreditar que ela é correta. Além disso, a sociedade moderna e muitos que se dizem cristãos muitas vezes são incapazes de discutir uma questão de forma pacífica e racionalmente, mesmo que a solução seja discordar respeitosamente uns dos outros. 

O objetivo da apologética cristã não é vencer uma discussão, mas persuadir os outros da veracidade da fé cristã. De acordo com Os Guinness, “a apologética perdeu o contato com o com o evangelismo e passou a se concentrar em “argumentos” e, particularmente, em vencer argumentos, em vez de conquistar corações, mentes e pessoas. Nossa necessidade urgente hoje é reunir evangelismo e apologética.

Quando procuramos entender a fé cristã e comunicar essa compreensão aos outros, estamos amando a Deus com a nossa mente (Marcos 12:30). E quando amamos a Deus com a nossa mente, passamos a compreender melhor porque acreditamos no que acreditamos. À medida que nos aprofundamos na Palavra de Deus e estudamos para nos mostrarmos aprovados, estaremos nos preparando para dar respostas às perguntas feitas pelo mundo ao nosso redor e, assim, não só amaremos a Deus com nosso coração, alma e força, mas também com a nossa mente.

Reflexão:

1) Qual a importância do estudo da apologética cristã?

2) Como reunir evangelismo e apologética para alcançar mais pessoas?