A importância de companhia na caminhada

Nenhum homem é uma ilha. Somos gregários, seres sociais. Quem tenta viver solitário acaba adoecendo ou sendo propenso a adoecer.

Falando sobre o assunto

As vantagens de se ter companhia
Caminhar com alguém traz diversas vantagens: maior rendimento, proteção, segurança, conforto e resistência.

É necessário buscar amizades que tenham valores semelhantes, ou valores que você busca alcançar, para que estes sejam desenvolvidos. Essa amizade trará motivação, correção e constante encorajamento mútuo, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da fé, a fim de que o outro não vacile e busque arrependimento constante ao pecar.

Procure alguém para caminhar com você na faculdade. Que a amizade de vocês glorifique a Deus e vocês se protejam e edifiquem-se reciprocamente. Não seja como Elias, que se isolou em uma caverna e achou ser o único que buscava a Deus em sua comunidade. Deus tem filhos fiéis em todos os lugares, por isso, ore por amigos e busque por cristãos sinceros para o aproximar de Deus. E isso, tanto no período da faculdade quanto no restante da sua vida.

Cuidados com certas amizades
Por mais que ter amigos seja abençoador, é preciso ter cuidado com certas amizades e com os conselhos que você recebe delas, pois alguns deles podem ser contrários aos princípios de Deus expressos na Bíblia. Apesar disso, não estou dizendo para ter somente um tipo de amizade, ou sugerindo que você tão somente tenha amigos cristãos. O que estou alertando é para que tome o devido cuidado com amizades muito próximas que o afastam de Deus.

Busque alguém que possa lhe orientar biblicamente e a crescer na fé em Cristo. Além disso, não se ajunte com ninguém para falar mal dos outros, isso não agrada a Deus (SALMO 1). Devemos respeitar o próximo, independentemente de quem seja.

Desenvolva amizades em que sempre possa encontrar palavras de ajuda, consolo, encorajamento; tenha amigos que ore com e por você. Amigos que levam Deus a sério e, por isso, o ajudarão a cumprir a vontade do Senhor e a glorificá-lo em sua vida.

Onde encontrar na Bíblia?

ECLESIASTES 4:9-12 – É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso. Se um cair, o outro o ajuda a levantar-se. Mas quem cai sem ter quem o ajude está em sérios apuros. Da mesma forma, duas pessoas que se deitam juntas aquecem uma à outra. Mas como fazer para se aquecer sozinho? Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida,
mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. Se houver três, melhor ainda, pois uma corda trançada com três fios não
arrebenta facilmente. 

SALMO 1:1-2 –  Feliz é aquele que não segue o conselho dos perversos, não se detém no caminho dos pecadores, nem se junta à roda dos zombadores. Pelo contrário, tem prazer na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.

Questões para debate

1. Você tem andado sozinho ou acompanhado? Por quê?
2. Suas amizades têm glorificado a Deus? Têm o ajudado a andar em santidade? Se não, por que você insiste em mantê-las?
3. Você tem sido um bom amigo? Tem zelado por seus amigos? De que maneira?

Oração

Deus, peço por comunhão verdadeira em um mundo de relacionamento líquidos e superficiais, em que as pessoas vivem cada vez mais de forma tão egoísta com seus semelhantes. Que eu possa aprender de ti, que deu Teu próprio Filho por amor, a como, por amor a ti, dar minha vida em serviço aos irmãos. Que eu reflita a Cristo, para honra e glória do Teu santo nome, amém!

Rebeca Loureiro
Medicina — Med célula FEMPAR