A dívida da liderança

Salva o teu servo que em ti confia! —Salmo 86:2

Examine as palavras do Salmo 86 e você talvez esquecerá de que está lendo as meditações de um grande líder. O rei Davi orou: “Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado” (v.1). Então o rei de Israel fala de si mesmo como “servo” e roga por misericórdia. Pense nisso! Este foi o homem que Deus escolheu para liderar o Seu povo, e ele está suplicando pela ajuda de Deus. Uau!

Quando pensamos na função dos líderes — seja séculos atrás ou hoje — é vital revermos o que significa liderança. Conforme o homem de negócios e autor Max De Pree, cuja liderança fez sua empresa aproximar-se das primeiras na lista das 500 maiores da revista Fortune, “A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é dizer obrigado. Entre as duas, o líder deve tornar-se um servo e um devedor. Isso resume o progresso de um líder habilidoso”. As duas palavras, servo e devedor, descrevem o ponto de vista que Davi tinha de si mesmo ao pedir ajuda a Deus durante o seu tempo de liderança.

Todos nós estamos em posição de liderança — seja liderando uma família, igreja, escola ou algum negócio — precisamos das palavras humildes do Salmo 86 para nos guiar. O “pobre e necessitado” (v.1) servo-líder, aquele que confia em Deus, é quem no final pode dizer, como disse Davi: “Tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste” (v.17).

Os únicos líderes qualificados para a liderança são aqueles que aprenderam a servir.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais