Você alguma vez questionou sua fé? Talvez foram dúvidas teológicas (como será que Deus criou o mundo) ou talvez questões emocionais (será que Deus realmente me ama?).

O que fazer com essas questões? Será que as temos ignorado na esperança de que isso preservará o firme fundamento de fé que pensamos ter? Será que nos sentimos culpados por duvidar? Afinal, quem somos nós para questionar a Deus?

Ter dúvidas é normal para nós cristãos, cedo ou tarde temos que lidar com elas. O importante é saber: como podemos fazer isso?

Respire fundo. Até os maiores homens e mulheres de Deus da história tinham dúvidas. Moisés, Ana, Davi, Jó. Até os discípulos de Jesus. De fato, o livro dos Salmos está cheio de gente reclamando com Deus a respeito da injustiça cometida contra eles. O Salmo 10, por exemplo, começa com o autor perguntando: “Ó SENHOR, por que permaneces distante? Por que te escondes em tempos de aflição?”.

Se Salmos, o livro de orações da Bíblia, pode questionar a Deus, então nós também podemos. Ter dúvidas não significa que somos maus cristãos. Ao fazer perguntas, estamos levando a sério o que cremos. E, como Tiago nos lembra, quando nossa fé é provada (tanto por perseguições físicas quanto com questões teológicas) produz em nós a perseverança (Tiago 1:3).

Se temos dúvidas a respeito de quem Deus é e de como está nosso relacionamento com Ele, a coisa mais óbvia a ser feita é trazer essas preocupações diretamente para Ele. Talvez Ele não pareça estar muito próximo de nós neste momento. Ou talvez nós nos sentimos culpados por duvidarmos dEle. Talvez as nossas dúvidas sejam tão devastadoras que nem sabemos ao certo o que orar. Mas nós podemos orar mesmo assim.

Se nos faltam palavras, podemos começar emprestando as palavras do homem que buscou a ajuda de Jesus para curar seu filho no Evangelho de Marcos: “Eu creio, mas ajude-me a superar minha incredulidade” (Marcos 9:24). Mesmo na fé que possuímos, precisamos da ajuda de Deus para crer inteiramente e compreender quem Ele realmente é.

Existe alguém na igreja ou na família em quem podemos confiar como um amigo e cristão maduro? Nós já compartilhamos nossas dúvidas com eles? Se existe algo com o que estamos lutando, vamos convidar alguém em quem confiamos para nos ajudar a passar por esta luta.

É possível que nosso amigo já tenha tido dúvidas semelhantes, e possa oferecer uma perspectiva diferente das coisas. Mas também pode ser que nosso amigo não tenha respostas para nós. Não tem problema! Mais do que respostas rápidas ou banais, precisamos de alguém disposto a ouvir enquanto nos debatemos com nossas dúvidas, alguém que caminhe conosco durante este período difícil (Gálatas 6:2).

Perguntas raramente desaparecem de um dia para outro. Como viver enquanto a pergunta permanece questionando nossas crenças?

Algo que os autores do livro de Salmos faziam, mesmo quando a alma deles estava abatida e perturbada, mesmo assim louvavam ao Senhor (Salmos 42:5). Da mesma maneira, podemos estar lutando com perguntas, e emocionalmente à beira e um colapso mas, mesmo assim, podemos louvar ao Senhor – lendo Salmos em voz alta, entoando canções de adoração (ou escutando), enumerando as coisas pelas quais somos gratos embora estejamos lutando espiritualmente.

A adoração não elimina nossas dúvidas. Também não invalida nossas perguntas, mas nos leva a depender da bondade de Deus.

Finalmente, se o dia chegar onde nossas dúvidas são respondidas, se o processo nos trouxe a um entendimento mais profundo do que a Bíblia nos ensina e o que isso significa para nossas vidas, devemos compartilhar!

Compartilhar o que descobrimos ou uma nova perspectiva encontrada, que pode ajudar outros irmãos e irmãs em Cristo em seus questionamentos e dúvidas. Mas certamente, ao compartilhar a fidelidade do Senhor em nos carregar durante nosso período de luta e dúvidas será um testemunho vivo de que a graça de Deus é suficiente para nos guardar durante momentos difíceis (2 Coríntios 12:9).

Se corremos para o Senhor com nossa dúvidas ao invés de nos deixarmos afastar por elas, nossas perguntas e lutas podem de fato ser o início de uma fé mais firme e forte.

Originalmente publicado no YMI que faz parte do Ministérios Pão DIário, em inglês no [https://ymi.today/2020/04/5-things-to-do-with-doubt-besides-ignore-it/]. Traduzido e republicado com permissão.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais