Mantenha-se firme

Bíblia em um ano: Exodo 36–38; Mateus 23:1-22

Pois eu o seguro pela mão direita, eu, o Senhor, seu Deus… v.13

Escritura de hoje: Isaías 41:10-13

Harriet Tubman foi uma das grandes heroínas norte-americanas do século 19. Ela demonstrou notável coragem ao conduzir mais de 300 companheiros escravos à liberdade, depois de ela mesma ter escapado da escravidão, cruzando território livre ao norte dos Estados Unidos. Não satisfeita em apenas desfrutar de sua liberdade, ela voltou 19 vezes aos estados escravagistas para resgatar amigos, família e estranhos à liberdade, muitas vezes guiando-os na travessia a pé até o vizinho Canadá.

O que a motivou a agir tão corajosamente? Sendo mulher de profunda fé, certa vez declarou: “Eu sempre disse a Deus: permanecerei firme em ti, e terás que me sustentar”. Sua dependência na orientação de Deus foi recompensada à medida que tirava as pessoas da escravidão.

O que significa “permanecer firme” em Deus? Um versículo no livro de Isaías pode nos ajudar a entender que, na verdade, é Ele que nos ampara enquanto seguramos Sua mão. Isaías cita Deus, que disse: “Pois eu o seguro pela mão direita, eu, o Senhor, seu Deus, e lhe digo: ‘Não tenha medo, estou aqui para ajudá-lo” (41:13).

Harriet apegou-se firmemente a Deus, e Ele atendeu as necessidades dela. Quais desafios você enfrenta? Apegue-se firmemente ao Senhor, enquanto Ele “toma conta” de sua mão e de sua vida. “Não tema.” Ele o ajudará.

Por:  Dave Branon

Refletir & Orar

Qual é o seu maior desafio agora? O que você pode fazer ou dizer para que Deus saiba que confia nele?
Pai celeste, preciso da Tua ajuda. Por favor, venha ao meu lado nos meus maiores desafios e ajuda-me a saber que não estou sozinho.