Soem as trombetas

Bíblia em um ano: Gênesis 18–19; Mateus 6:1-18

Façam soar as trombetas também em ocasiões alegres, nas festas anuais e no começo de cada mês… v.10

Escritura de hoje: Números 10:8-10

O “Toque do silêncio” é uma chamada de trompete tocada pelos militares no final do dia e em funerais. Fiquei surpresa quando li as diversas letras e descobri que muitos versos terminam com a frase “Deus está próximo”. Seja antes que o escurecer se instale ou enquanto se lamenta a perda de um ente querido, suas palavras oferecem aos soldados a reconfortante garantia de que Deus está próximo.

No Antigo Testamento, as trombetas também lembravam os israelitas de que Deus estava próximo. No meio da celebração das festas e festivais que faziam parte da aliança entre Deus e a nação de Israel, os judeus deveriam “soar as trombetas” (Números 10:10). Fazer soar a trombeta era um lembrete da presença de Deus, e de que o Senhor estava disponível quando os israelitas mais precisavam dele, e desejava ajudá-los.

Ainda hoje, precisamos dos lembretes de que Deus está próximo. E em nosso estilo de adoração também podemos invocar a Deus em oração e louvor. Talvez as nossas orações possam soar como as trombetas clamando a Deus para nos ajudar. E o belo incentivo é que os ouvidos de Deus estão abertos às nossas orações (1 Pedro 3:12). A cada um de nossos apelos, Ele responde com a certeza de Sua presença que nos fortalece e nos conforta nas dificuldades e tristezas da vida.

Por:  Lisa M. Samra

Refletir & Orar

Quando as suas orações foram súplicas por ajuda? Como o lembrete de que Deus ouve as nossas orações o encoraja?
Pai, obrigado por responderes ao meu pedido de ajuda e sustentar-me com Tua poderosa presença e amor.