Aprendendo com as aves

Bíblia em um ano: Ezequiel 27–29; 1 Pedro 3

Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. v.26

Escritura de hoje: Mateus 6:25-34

Você sabia que o coletivo de perus é bando? Por que escrevo sobre perus? Porque acabei de voltar de um chalé na montanha. Todos os dias, maravilhei-me com o desfile dos perus desfilando frente à nossa varanda.

Eu nunca tinha visto um desfile desses. Eles ciscam com garras espetaculares, cavoucam e bicam no chão, suponho que para comer. (Como esse foi o meu primeiro período de observação de perus, não tenho 100% de certeza.) Os arbustos frágeis não pareciam alimento suficiente, mas ali estava uma dúzia deles, e todos pareciam rechonchudos.

Observar aqueles perus bem alimentados lembrou-me das palavras de Jesus em Mateus 6:26: “Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros?”. Jesus usa a provisão de Deus para os pássaros aparentemente sem valor para nos lembrar do Seu cuidado por nós. Se a vida de um pássaro importa, quanto mais a nossa? Na sequência, Jesus contrasta a preocupação com as nossas necessidades diárias (vv.27-31) com uma vida em que “em primeiro lugar, [busquemos] o reino de Deus e a sua justiça” (v.33), e que confiemos em Sua rica provisão para nossas necessidades. Porque, se Deus pode cuidar daquele bando de perus selvagens, Ele pode cuidar de você e de mim.

Por:  Adam Holz

Refletir & Orar

A lembrança da Sua provisão o ajuda a não ficar ansioso pelo futuro?
Pai, às vezes, luto contra a preocupação. Ajuda-me a lembrar da Tua provisão e que eu possa confiar mais em ti.