A colheita mais doce

Bíblia em um ano: Jeremias 37–39; Hebreus 3

…eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto… João 15:5

Escritura de hoje: Isaías 5:1-7

Compramos nossa casa e herdamos uma videira já crescida. Investimos um tempo considerável aprendendo como podar, regar e cuidar bem dela. Na primeira colheita, experimentei um bago dessa videira apenas para me decepcionar com o sabor azedo.

A frustração que senti ao cuidar dessa videira, apenas para ter uma colheita azeda, faz-me lembrar de Isaías. Lá lemos sobre uma alegoria do relacionamento de Deus com a nação de Israel. Deus, retratado como agricultor, limpara a encosta dos detritos, plantara boas videiras, construíra uma torre de vigia para proteção e criara uma prensa para desfrutar de Sua colheita (Isaías 5:1,2). Para desgosto do agricultor, a vinha, representando Israel, produziu uvas com gosto azedo, de egoísmo, injustiça e opressão (v.7). Eventualmente, Deus destruiu relutantemente a vinha, poupando um remanescente de videiras que um dia produziria uma boa colheita.

Jesus revisita essa ilustração da vinha, dizendo: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto” (João 15:5). Nessa imagem paralela, Jesus retrata os que creem nele como ramos de videira conectados a Ele, a videira principal. Agora, ao permanecermos conectados a Jesus por meio da confiança em oração no Seu Espírito, temos acesso direto ao alimento espiritual que produzirá o fruto mais doce de todos: o amor.

Por:  Lisa M. Samra

Refletir & Orar

Permanecer conectado a Jesus produz amor em sua vida?
Jesus, que a Tua vida flua através de mim para que eu possa produzir uma colheita ainda maior de amor em minha vida.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais