Olhos para ver

Bíblia em um ano: Isaías 7–8; Efésios 2

Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas de tua lei. v.18

Escritura de hoje: Salmo 119:97-104

Há pouco descobri a arte anamórfica. Aparecendo a princípio como uma variedade de partes aleatórias, uma escultura anamórfica só faz sentido se for vista do ângulo correto. Em uma peça, uma série de polos verticais se alinham para revelar o rosto de um famoso líder. Noutra, uma massa de cabos se torna o contorno de um elefante. Outra obra feita de centenas de pontos pretos suspensos por arame torna-se um olho feminino quando visto do ângulo correto. A chave dessa arte é vê-la sob ângulos diferentes até seu significado ser revelado.

A Bíblia contém milhares de versículos de história, poesia e muito mais, e pode ser difícil de entender. Mas as Escrituras nos dizem como decifrar seus significados. Trate-a como uma escultura anamórfica: veja-a de diferentes ângulos e medite profundamente nela.

As parábolas de Cristo são assim. Quem se importa o suficiente para meditar nelas compreende seu significado (Mateus 13:10-16). Paulo disse a Timóteo para “pensar” em suas palavras, para que Deus o ajudasse a entender (2 Timóteo 2:7). E o repetido refrão do Salmo 119 é sobre como o ato de meditar nas Escrituras traz sabedoria e discernimento, abrindo nossos olhos para entender o seu significado (119:18,97–99).

Leia um versículo de todos os ângulos. A compreensão vem da meditação, não só da leitura. Ó, Deus, dá-nos olhos para que vejamos.

Refletir & Orar

Há diferença entre ler as Escrituras e meditar sobre elas?
Deus, permita-me compreender a Tua Palavra. Abre meus olhos para ver as maravilhas dentro dela. Guia-me pelos caminhos que conectam cada uma delas.