Condução Espiritual

Bíblia em um ano: Salmo 119:89-176; 1 Coríntios 8

…sejam cuidadosos […] como sábios. Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. vv.15,16

Escritura de hoje: Efésios 5:8-20

Quando fiz a autoescola, aprendemos o acrônimo O-I-P-D-E, que permanece firmemente alojado em minha memória. As letras representavam Observar, Identificar, Prever, Decidir e Executar, um processo que aprendemos a praticar continuamente. Deveríamos observar tudo sobre a estrada, identificar os perigos, prever a consequência desses perigos, decidir como reagiríamos e, se necessário, executar esse plano. Era uma estratégia para evitar os acidentes.

Esse planejamento pode ser reproduzido em nossa vida espiritual? Paulo alertou os cristãos em Éfeso: “sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios” (v.15). Paulo sabia que o viver em desacordo com a nova vida em Jesus (vv.8,10,11) os prejudicaria e os instruiu a serem cuidadosos.

Sejam cuidadosos em seu modo de vida significa, literalmente; veja como anda, olhe ao redor, observe os perigos e evite armadilhas pessoais, como embriaguez e descontrole. Procurem entender a vontade do Senhor, cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor com música. Por tudo deem graças a Deus (vv.17-20).

Não importa os riscos que enfrentamos, se tropeçamos podemos experimentar nossa nova vida em Cristo à medida que crescemos sob Seu poder e graça ilimitados.

Por:  Adam Holz

Refletir & Orar

Como a gratidão pode ser importante para evitar as armadilhas espirituais?
Pai Celestial, obrigado por me lembrares de procurar ajuda em ti quando tropeço pelos caminhos da vida.