Cartas que ultrapassam o tempo

Bíblia em um ano: Salmos 77–78; Romanos 10

Aquele que é a vida nos foi revelado, e nós o vimos. […] Ele estava com o Pai e nos foi revelado. v.2

Escritura de hoje: 1 Joao 1:1-8

Mais de um milhão de jovens participam do Concurso Internacional de Cartas a cada ano. Em 2018, o tema do concurso foi “Imagine-se como uma carta viajando no tempo. Que mensagem você deseja transmitir aos seus leitores?”.

Na Bíblia, temos uma coleção de cartas que, graças à inspiração e orientação do Espírito Santo, ultrapassaram o seu o tempo e chegaram até nós. À medida que a igreja cristã crescia, os discípulos de Jesus escreviam para igrejas locais na Europa e na Ásia Menor para ajudar as pessoas a entenderem sua nova vida em Cristo; muitas dessas cartas estão na Bíblia que lemos hoje.

O que esses escritores de cartas desejavam transmitir aos leitores? João explica, em sua primeira epístola, que ele está proclamando “…aquele que existia desde o princípio, aquele que ouvimos e vimos com nossos próprios olhos e tocamos com nossas próprias mãos. Ele é a Palavra da vida” e João relata o seu encontro com o Cristo vivo (1 Joao 1:1). Escreve para que seus leitores tenham comunhão uns com os outros e com “o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (v.3). Quando tivermos comunhão juntos, ele afirma que nossa alegria será completa (v.4). Essas cartas da Bíblia nos levam a uma comunhão que ultrapassa o tempo — comunhão com o Deus eterno.

Por:  Amy Peterson

Refletir & Orar

Se você escrevesse uma carta a um amigo contando como encontrou o Deus vivo, o que diria?
Obrigado, Pai, pela comunhão que tenho contigo.