Bata de novo

Bíblia em um ano: Jó 5–7; Atos 8:1-25

…que eu marche adiante com coragem! v.21

Escritura de hoje: Juízes 5:19-21

Em 2012, três jovens lançaram a música Tell Your Heart to Beat Again (Diga ao seu coração para bater novamente), a qual foi inspirada na história de um cirurgião cardiovascular. Após remover o coração da paciente para repará-lo, o cirurgião o devolveu ao peito e começou a massageá-lo suavemente de volta à vida. Mas ele não batia. Tomaram medidas intensas, mas o coração ainda não batia. Finalmente, o cirurgião se ajoelhou ao lado da paciente inconsciente dizendo: “Sou o seu cirurgião. Tudo correu perfeitamente. Seu coração foi reparado, diga-lhe para bater de novo”. E ele começou a bater.

Dizer ao coração físico para fazer algo pode parecer estranho, mas isso tem paralelos espirituais. Diz o salmista: “Por que você está tão abatida, ó minha alma? […] Espere em Deus” (Salmo 42:5). “Volte, minha alma, a descansar, pois o Senhor lhe tem sido bom” (116:7). Após derrotar os inimigos de Israel, a juíza Débora revelou que também havia falado com o seu coração durante a batalha dizendo: “que eu marche adiante com coragem” (Juízes 5:21), porque o Senhor prometeu a vitória (4:6,7).

Nosso capacitado Cirurgião retificou o nosso coração (Salmo 103:3). Então, quando o medo, a depressão ou a condenação vierem, talvez também devêssemos falar com a nossa alma e lhe dizer: Marche com coragem! Seja forte! Coração fraco, bata novamente!

Refletir & Orar

Quais palavras da Bíblia você precisa falar à sua alma hoje?
Médico dos médicos, obrigado por estares comigo em todas as provações e batalhas. Por prometeres a Tua presença, instruirei minha alma a agir com coragem.