Força para a jornada

Bíblia em um ano: 1 Reis 19–20; Lucas 23:1-25

Enquanto dormia, um anjo o tocou e disse: “Levante-se e coma!”. v.5

Escritura de hoje:

Certo verão, enfrentei uma tarefa quase impossível — um grande projeto de escrita com o prazo apertado. Tendo passado dias sozinha, tentando colocar as palavras na página, senti-me exausta, desanimada e queria desistir. Uma amiga sabiamente me perguntou: “Quando foi a última vez que você se sentiu revigorada? Talvez você precise descansar e desfrutar de uma boa refeição”.

Imediatamente percebi que ela estava certa. Seu conselho me fez pensar em Elias e na mensagem aterrorizante que ele recebeu de Jezabel (1 Reis 19:2) — embora, é claro, meu projeto não estivesse nem perto da escala cósmica da experiência do profeta. Após Elias triunfar sobre os falsos profetas no monte Carmelo, Jezabel mandou dizer que ela o capturaria e o mataria, e ele se desesperou, desejando morrer. Mas, na sequência, ele dormiu bem e foi visitado duas vezes por um anjo que o alimentou. Após Deus renovar a força física dele, Elias pôde continuar sua jornada.

Quando a jornada é pesada demais para nós (v.7), talvez precisemos descansar e desfrutar de uma refeição saudável e satisfatória. Pois, quando estamos exaustos ou com fome, podemos facilmente sucumbir à decepção ou medo. Mas, quando Deus atende às nossas necessidades físicas através de Seus recursos, tanto quanto possível neste mundo decaído, podemos dar o próximo passo em servir-lhe.

Refletir & Orar

Você já precisou desacelerar e receber sustento antes de prosseguir?
Deus Criador, formaste-nos como Teu povo. Ajuda-nos a servir-te com alegria.