Pensamentos de alegria

Bíblia em um ano: Números 15–16; Marcos 6:1-29

Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se! v.4

Escritura de hoje: Filipenses 4:4-9

Numa coletânea de entrevistas de Bill Shapiro na Revista Life, as pessoas falam de um único item de grande importância do qual nunca se separariam. Isso me fez refletir sobre as posses que mais significam para mim e me trazem alegria. Um é uma simples receita escrita à mão por minha mãe há 40 anos. Outra é uma xícara de chá da minha avó. Outros podem valorizar memórias preciosas, elogios encorajadores, sorrisos de netos ou uma percepção especial da Bíblia.

Às vezes guardamos em nosso coração coisas que nos trazem grande infelicidade: Ansiedade — oculta, mas facilmente recuperada. Raiva — abaixo da superfície, mas pronta para atacar. Ressentimento — corroendo silenciosamente o íntimo de nossos pensamentos.

O apóstolo Paulo abordou uma maneira mais positiva de “pensar” na carta à igreja de Filipos. Ele os encorajou a sempre se alegrarem, serem gentis e levarem tudo a Deus em oração (Filipenses 4:4-9).

As palavras edificantes de Paulo sobre o que pensar nos ajudam a ver que é possível afastar pensamentos obscuros e permitir que a paz de Deus guarde o nosso coração e mente em Jesus (v.7). Quando os pensamentos que ocupam nossa mente são verdadeiros, nobres, corretos, puros, amáveis, admiráveis e louváveis mantemos a paz de Deus em nosso coração (v.8).

Refletir & Orar

Quais pensamentos indesejáveis teimam em habitar minha mente? Como posso encher diariamente minha mente com coisas boas?
Guia meus pensamentos hoje, ó Deus, enquanto manténs meu coração e vida sob o Teu cuidado.