Libertado por Jesus

Bíblia em um ano: Números 9–11; Marcos 5:1-20

Então o homem partiu e começou a anunciar […] quanto Jesus havia feito por ele… v.20

Escritura de hoje: Marcos 5:1-20

“Eu vivi com minha mãe por tanto tempo que ela saiu de casa!”. Essas foram as palavras de KC, cuja vida antes da sobriedade e entrega a Jesus não era bonita. Ele admite francamente ter sustentado seu vício de drogas roubando — até mesmo de seus entes queridos. Agora ele deixou essa vida para trás, e relembra isso contando os anos, meses e dias que está limpo. Quando KC e eu nos sentamos para estudar regularmente a Palavra de Deus juntos, vejo-o como um homem transformado.

Marcos 5:15 fala de um homem ex-endemoniado que também foi transformado. Antes de sua cura, indefeso, sem esperança, sem lar e desesperado, eram palavras que definiam o homem (vv.3,5). Mas tudo isso mudou depois que Jesus o libertou (v.13). Mas, como KC, sua vida antes de Jesus estava longe do normal. A confusão interior que expressou-se exteriormente não é diferente do que as pessoas experimentam hoje. Algumas pessoas feridas vivem em prédios abandonados, veículos ou outros lugares; algumas vivem em suas próprias casas, mas estão emocionalmente sozinhas. Correntes invisíveis aprisionam corações e mentes a ponto de se distanciarem dos outros.

Em Jesus, temos Aquele a quem podemos confiar nossa dor e a vergonha do passado e do presente. E, como aconteceu ao homem possuído (v.15) e KC, Jesus, com misericórdia, espera de braços abertos todos os que correm para Ele hoje (v.19).

Refletir & Orar

Como Jesus o transformou? Quem você conhece que precisa ouvir sobre isso?
Deus, sou grato, pois através de Jesus fui liberto de coisas que me dominavam no passado.