Quatro formas de comemorar o dia da Reforma Protestante

Quatro formas de comemorar o dia da Reforma Protestante

Bíblia em um ano:

Escritura de hoje:

Quatro formas de comemorar o dia da Reforma Protestante Neste mês, no dia 31, há 504 anos, um monge alemão chamado Martinho Lutero publicou uma lista de queixas contra a Igreja Católica. Ele pregou essa lista – que mais tarde veio a ser chamada de 95 Teses – na porta da capela da Universidade de […]

Quatro formas de comemorar o dia da Reforma Protestante

Neste mês, no dia 31, há 504 anos, um monge alemão chamado Martinho Lutero publicou uma lista de queixas contra a Igreja Católica. Ele pregou essa lista – que mais tarde veio a ser chamada de 95 Teses – na porta da capela da Universidade de Wittenberg, e isso deu início a um movimento. Toda a Europa, e eventualmente o mundo inteiro, sentiria os efeitos de Lutero cravar os pregos em sua lista.

Muitos de nós podemos não apreciar totalmente a importância da Reforma, ou entender do que se trata. Mas foi um evento verdadeiramente revolucionário este monge solitário levantando-se contra os poderes constituídos para clamar por uma reforma e a verdade.

Por esse motivo, não devemos deixar o 31 de outubro passar sem nos lembrarmos da obra que Deus fez em Seu corpo a Igreja durante aquele período importante. Aqui estão 4 ideias para nos ajudar a celebrar esta importante data, a Reforma Protestante.

Quando Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão, foi um movimento revolucionário: as pessoas não precisavam mais depender daqueles que liam em latim para traduzir para eles, mas podiam ler por si mesmas.

Numa época em que temos Bíblias em todos os lugares, literalmente ao alcance de nossos dedos em nossos telefones, pode ser fácil esquecer as pessoas que dedicaram suas vidas para garantir que pudéssemos ler as Escrituras em nosso próprio idioma. Eu o incentivo a pegar uma cópia física da Bíblia, folhear as páginas e lê-la. Faça isso com coração agradecido, e perceba que ter sua própria cópia em um idioma que você possa ler é um presente monumental.

Se você está se perguntando por onde começar, que tal começar com o livro de Romanos, uma carta de Paulo que influenciou bastante e foi transformadora para Lutero. A passagem de Romanos 1:17 mudou a vida de Lutero: “O justo viverá pela fé.”

Se você nunca assistiu esse filme, eu o recomendo fortemente! Feito em 2003, Lutero é um excelente retrato dos eventos da Reforma. Embora alguns detalhes sejam destacados ou adicionados à narrativa, eles nos contam a maior parte da história. E, melhor ainda, é cativante. Eu mostro este filme para meus alunos todos os anos, e eles adoram. Eles batem palmas em algumas partes; choram em outras. E não querem que acabe quando chega ao fim. Essa é uma boa recomendação!

Este filme não é recomendado para menores de 13 anos, então coloque os pequeninos na cama esta noite, faça um pouco de pipoca e busque a melhor plataforma para conseguir assistir. Você ficará feliz por ter feito isso!

O dia 31 de outubro é uma boa oportunidade para erguemos um monumento (1 Samuel 7) ou memorial (Josué 4) e dedicarmos algum tempo significativo para lembrar o que Deus fez entre Seu povo por meio de Lutero e daqueles que estiveram com ele.

O que tínhamos então era uma igreja sofrendo por anos de corrupção; vimos pessoas buscando união, mas não à custa da verdade. Tínhamos um homem disposto a enfrentar essa corrupção e vimos um punhado de apoiadores se unindo por trás desse ousado líder. O que isso significa para nós hoje? Aqui estão algumas perguntas para pensar e discutir com seus entes queridos esta noite:

  • Como devemos buscar ativamente a unidade e a verdade nas comunidades de nossa igreja local?
  • Quando é certo enfrentar a autoridade?
  • O que a obediência parece para você agora?
  • Quem é o seu grupo que vai encorajá-lo e defender a sua vocação?

Uma última maneira de celebrar a Reforma seria passar um pouco de tempo aprendendo sobre os acontecimentos e os personagens importantes da época.

Comece procurando as 95 Teses. Em seguida, examine as questões que dominaram a Reforma, como indulgências, purgatório, o poder do papa e as cinco solas. Confira pessoas importantes como o Papa Leão X, Johann Tetzel, o Príncipe Frederico e Catarina de Bora. Todas essas pessoas desempenharam papéis importantes na vida de Lutero e na Reforma Protestante. Quem sabe até adicione algumas curiosidades da Reforma à sua noite! Conhecer essa história nos ajudará a apreciar o que aconteceu, e também a saber como os eventos da Reforma afetam nossas igrejas hoje.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.

Refletir & Orar

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais