Seja qual for o custo

Eles, porém, não declararam sua fé abertamente, por medo… v.42

Escritura de hoje: João 12:37-43

O filme Paulo, Apóstolo de Cristo (2018) traz uma visão inflexível da perseguição nos primeiros dias da Igreja. Até mesmo seus personagens menores revelam como era perigoso seguir a Jesus.

O filme Paulo, Apóstolo de Cristo (2018) traz uma visão inflexível da perseguição nos primeiros dias da Igreja. Até mesmo seus personagens menores revelam como era perigoso seguir a Jesus.

Identificar-se com Cristo muitas vezes teve alto custo. E em grande parte do mundo, ainda é perigoso seguir a Jesus. Muitos na igreja de hoje podem se identificar com esse tipo de perseguição. Alguns de nós, no entanto, podemos nos sentir “perseguidos” e indignados sempre que a nossa fé for ridicularizada ou suspeitarmos que fomos preteridos para uma promoção devido às nossas crenças.

Obviamente, há uma diferença colossal entre sacrificar o status social e sacrificar a nossa vida. Na verdade, o interesse próprio, a estabilidade financeira e a aceitação social sempre foram intensos motivadores humanos. Vemos isso com os primeiros convertidos a Jesus. João relata que, poucos dias antes da crucificação de Cristo, embora a maioria dos israelitas ainda o rejeitasse, “muitos creram em Jesus, incluindo alguns dos líderes judeus” (vv.37,42). Contudo, eles “não declararam sua fé abertamente […]. Amaram a aprovação das pessoas mais que a aprovação de Deus” (vv.42,43).

Hoje enfrentamos pressões sociais para esconder a nossa fé em Cristo. Seja qual for o custo, unamo-nos na busca pela aprovação de Deus mais do que o elogio humano.

Por:  Tim Gustafson

Refletir & Orar

Senhor, quero estar mais próximo de ti.