Pães e peixes

Bíblia em um ano: SALMOS 68–69; ROMANOS 8:1-21

“Não há necessidade”, disse Jesus. “Providenciem vocês mesmos alimento para elas”. v.16

Escritura de hoje: Mateus 14:13-21

Um menino chegou da igreja e anunciou, com grande entusiasmo, que a lição tinha sido sobre um menino que “comia pães e pescava o dia inteiro”. Ele, é claro, pensou no garoto que ofereceu seu lanche a Jesus.

Um menino chegou da igreja e anunciou, com grande entusiasmo, que a lição tinha sido sobre um menino que “comia pães e pescava o dia inteiro”. Ele, é claro, pensou no garoto que ofereceu seu lanche a Jesus.

Tendo Jesus ensinado às multidões por todo o dia, os discípulos sugeriram que Ele os enviasse à aldeia para comprar pães. Jesus respondeu: “Providenciem vocês mesmos…” (v.16). Os discípulos ficaram perplexos pois havia mais de 5.000 pessoas para alimentar! Você deve conhecer o restante da história: um menino deu o seu almoço — cinco pães e dois peixes e, com isso, Jesus alimentou a multidão (vv.13-21). Uns afirmam que a generosidade do menino moveu os outros a compartilharem seus alimentos, mas Mateus quer que entendamos que foi um milagre, o qual é relatado em todos os evangelhos.

O que podemos aprender? Família, vizinhos, amigos, colegas e outros estão à nossa volta com diferentes graus de necessidade. Devemos direcioná-los para os que consideramos mais capazes do que nós? Com certeza, as necessidades de algumas pessoas excedem a nossa capacidade de ajudá-las, mas nem sempre. Tenha você um abraço, uma palavra gentil, um ouvido atento, uma breve oração, uma palavra de sabedoria, entregue isso a Jesus e veja o que Ele pode fazer.

Por:  David Roper

Refletir & Orar

Jesus, concede-nos olhos para ver como podemos nos importar com os outros. Guia-nos e usa-nos.