O que há em um nome?

Bíblia em um ano: Provérbios 16–18; 2 Coríntios 6

Ela terá um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados. v.21

Escritura de hoje:

O pregador metodista “Gip” Hardin escolheu para o filho o nome do famoso pregador John Wesley, projetando suas aspirações e esperanças para o bebê. Mas, John Wesley Hardin escolheu um caminho diferente. Alegando ter matado 42 homens, Hardin tornou-se um dos pistoleiros mais conhecidos do Velho Oeste no fim dos anos de 1800.


O pregador metodista “Gip” Hardin escolheu para o filho o nome do famoso pregador John Wesley, projetando suas aspirações e esperanças para o bebê. Mas, John Wesley Hardin escolheu um caminho diferente. Alegando ter matado 42 homens, Hardin tornou-se um dos pistoleiros mais conhecidos do Velho Oeste no fim dos anos de 1800.

Na Bíblia, e em muitas culturas hoje, os nomes têm significado especial. Ao anunciar o nascimento do Filho de Deus, o anjo instruiu José a chamar o filho de Maria de “Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados” (v.21). O significado do nome de Jesus —“Javé salva” — confirmou Sua missão de salvar o “seu povo dos seus pecados”.

Diferentemente de Hardin, Jesus viveu completamente de acordo com o Seu nome. Por Sua morte e ressurreição, Ele cumpriu Sua missão de resgate. João afirmou o poder regenerador do nome de Jesus: “Estes, porém, estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham vida pelo poder do seu nome” (João 20:31). O livro de Atos convida todos a confiar nele, pois “não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Aqueles que invocam o nome de Jesus com fé podem experimentar o perdão e a esperança que Ele oferece. Você já invocou o Seu nome?

Por:  Bill Crowder

Refletir & Orar

Pai, agradeço-te por me dares a salvação por meio do Teu filho, Jesus. Eu te amo.
O nome de Jesus exemplifica o 
sentido da Sua missão — buscar e salvar o perdido.