Todas as coisas cooperam

Bíblia em um ano: Salmos 57–59; Romanos 4

E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam… Romanos 8:28

Escritura de hoje:

A história bíblica de José é uma das minhas favoritas. De um rapaz promissor, até ser vendido como escravo por seus irmãos (Gênesis 37:12-36); no Egito, é falsamente acusado de assédio sexual e preso (38); na prisão interpreta sonhos e é esquecido (40), é chamado a interpretar o sonho do Faraó e, consequentemente, feito governador […]

A história bíblica de José é uma das minhas favoritas. De um rapaz promissor, até ser vendido como escravo por seus irmãos (Gênesis 37:12-36); no Egito, é falsamente acusado de assédio sexual e preso (38); na prisão interpreta sonhos e é esquecido (40), é chamado a interpretar o sonho do Faraó e, consequentemente, feito governador (41). Anos depois, reencontra seus irmãos, confronta-os, perdoa-lhes e lhes promete proteção. A leitura que José fez dos eventos de sua vida (50:20) ilustra o princípio de que “Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem”.

A Bíblia nunca afirma que, no meu relacionamento com Deus, todas as coisas que acontecem são boas. José reconheceu que o que lhe fizeram era mau. Temos que entender que viver inclui dores, frustrações e decepções.

Contudo, Deus está conosco o tempo todo. José não reconheceu a presença de Deus apenas quando se tornou governador do Egito. Pelo contrário, ele viu o mover do Senhor ao longo de toda a sua história. Mesmo quando não conseguimos ver Deus agir, Ele está conosco.

A vida de José evidencia que o conjunto da obra revela o sentido. É isso que ele afirma quando conversa com seus irmãos (45:1-16). As coisas, para nós, podem parecer incompletas, imprecisas e até inadequadas. Porém, elas operam conjuntamente para termos o projeto completo e perfeito de Deus para nossa vida.

Refletir & Orar

Senhor, obrigado por Teus planos serem perfeitos.
Às vezes a dor embaça os nossos olhos. Mesmo tendo Jesus conosco podemos não o reconhecer.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais