Apanhando raposas

Bíblia em um ano: Salmos 31–32; Atos 23:16-35

Apanhai-me as raposas […] que fazem mal às vinhas… v.15

Escritura de hoje:

Enquanto falava ao telefone com uma amiga que mora à beira-mar, expressei alegria por ouvir as gaivotas. “Criaturas desprezíveis”, ela respondeu, pois para ela tais criaturas são um incômodo diário. Onde eu vivo, sinto o mesmo com relação às raposas que perambulam. Não as considero fofas, mas criaturas que deixam sujeiras malcheirosas por onde passam. […]

Enquanto falava ao telefone com uma amiga que mora à beira-mar, expressei alegria por ouvir as gaivotas. “Criaturas desprezíveis”, ela respondeu, pois para ela tais criaturas são um incômodo diário. Onde eu vivo, sinto o mesmo com relação às raposas que perambulam. Não as considero fofas, mas criaturas que deixam sujeiras malcheirosas por onde passam.

As raposas aparecem nos poemas de amor do Cântico dos Cânticos; um livro que revela o amor entre marido e mulher; alguns comentaristas acreditam que seja o amor entre Deus e Seu povo. A noiva adverte sobre as raposinhas e pede que o noivo as apanhe (v.15), pois, famintas pelas uvas da vinha, poderiam arrancar as plantas tenras. Ansiando pela vida conjugal, a noiva não quer o incômodo de animais daninhos perturbando o seu ambiente de amor.

Como as “raposas” perturbam o nosso relacionamento com Deus? Quando digo “sim” a muitos pedidos, posso ficar sobrecarregada e aborrecida. Ou ao presenciar um conflito relacional, posso ser tentada a sentir desespero ou ira. Ao pedir ao Senhor que limite os efeitos dessas “raposas” — as que deixei entrar ou as que entraram furtivamente — adquiro confiança e amor por Deus, porque sinto Sua amorosa presença e direção.

De que maneira você busca a ajuda de Deus para se livrar daquilo que o separa dele?

Refletir & Orar

Senhor, tu és poderoso e bom. Protege o nosso relacionamento, afastando o que me distancia de ti.
Deus pode salvaguardar o nosso relacionamento com Ele.